Guarda Municipal participa de demonstração de técnicas de defesa pessoal

Por Mônica Melo - em 1050

Apresentação_GuardaMunicipal_foto_GilbertoFirmino 090Mônica Melo

Alunos do curso de Estrutura e Conjuntura para a Prática da Cidadania e na Defesa Pessoal realizaram uma demonstração de técnicas de defesa pessoal no Anfiteatro da Estação Ciência na manhã desta terça-feira (07). A demonstração marcou o encerramento do curso oferecido pela Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC) que teve início no mês de junho. Essa capacitação busca aprimorar a atuação da guarda municipal em situações de conflito e com necessidade do uso da força, além de desenvolver capacidades motoras.

O curso foi ministrado graças a um convênio entre a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). De acordo com o instrutor Gabriel Ramos, a capacitação auxilia na atuação correta do guarda municipal através da prática da defesa pessoal. “O uso correto dessas técnicas é fundamental para o dia a dia por evitar tanto arbitrariedades na ação quanto a omissão”, explica.

Apresentação_GuardaMunicipal_foto_GilbertoFirmino 216Ainda segundo o instrutor, a capacitação mistura a questão legal no uso das técnicas de defesa, bem como a prática dessas técnicas. “O curso conscientiza os profissionais sobre a necessidade de se capacitar continuamente para exercer a função com eficácia tanto nas questões práticas quanto éticas”.

As aulas foram recebidas de forma positiva pelo corpo da Guarda Municipal que enxergou no curso uma oportunidade de aprimoramento. “O curso está sendo muito proveitoso. Além de reforçar nossos conhecimentos teórico-práticos, estamos fortalecendo o vínculo entre os companheiros de farda, o que ajuda no desenvolvimento do trabalho no dia a dia”, ressaltou o guarda civil municipal Diego Goes, um dos participantes do curso.

A guarda civil municipal Fabiana Lacet de Paula concorda com o colega e afirma que a realização de um curso como este representa um ganho para a corporação, além de uma prova de que o poder público municipal acredita no potencial da Guarda para melhorar a segurança pública de João Pessoa. “Desejo que essas capacitações sejam hábito para que a nossa atuação sirva de exemplo, atuando sempre na prevenção”, afirma.