Guardas Civis de João Pessoa participam de curso para ajudar dependentes químicos

Por - em 456

Cento e setenta Guardas Civis Municipais de João Pessoa participaram de um curso de capacitação para lidar com dependentes químicos, principalmente os usuários de crack que vivem nas ruas de João Pessoa. Participaram do curso profissionais de saúde de 30 municípios paraibanos, além de João Pessoa, que foi a única cidade a oferecer a formação para os guardas civis da Capital. Nesta sexta-feira (8) foram realizadas palestras, em um Hotel no bairro de Tambaú, e os participantes receberam os certificados.

O curso foi promovido pelo Centro Regional de Referência para Formação permanente de profissionais da Rede de Atenção aos usuários de crack (CRR/IFPB) e outras drogas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraiba (IFPB). A proposta das aulas foi proporcionar a integração social, através do tratamento comunitário, entre os dependentes químicos e os profissionais de saúde e da Guarda Civil Municipal da Capital.

Para a coordenadora do CRR/IFPB, Vânia Medeiros, a participação dos guardas municipais vai contribuir para humanizar a relação entre esses profissionais e os dependentes químicos que estão em situação de rua. “Essa capacitação vai ajudar a Guarda Civil a como ter um visão mais humanizada da situação dos usuários e eles estão mais qualificados para agir sem repressão, ajudando essas pessoas a buscar ajuda”, disse.

Trabalhando como guarda civil desde março, Vilma Rocha participou do curso e destaca que foi uma oportunidade para complementar a formação que os guardas receberam antes de ir para as ruas, sobretudo aqueles que convivem mais de perto com a situação de dependentes químicos que vivem nos espaços públicos da cidade.

“O curso vai melhorar nossa atuação junto aos dependentes químicos, porque nós vamos saber como agir para ajudar essas pessoas, orientando sobre um encaminhamento de saúde, por exemplo. Tudo vai depender da vontade deles”, reforçou.