Guardas Municipais participam de curso para formação do Núcleo de Inteligência

Por - em 913

semusb_aniversarioguarda_foto_manoelmartiliano-56A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) de João Pessoa contará com um Núcleo de Inteligência que vai articular ações de prevenção e combate à violência e a crimes diversos como tráfico de drogas, exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, os guardas municipais irão trabalhar em parceria com outras instituições de segurança do Estado.

O secretário da Semusb, Geraldo Amorim, lembrou que os cursos ofertados à Guarda Municipal são importantes para o aprimoramento dos profissionais. “Nós oferecemos esses cursos para valorizar os guardas municipais e também fazer com que eles recebam essa capacitação contínua. Quando a gente oferece um curso na área de direitos humanos, por exemplo, isso é respeito à sociedade e promoção à cidadania”, destacou.

De acordo com o diretor de Formação da Secretaria, Manoel Pereira Neto, a equipe de Inteligência será necessária para organizar as diferentes ações dos grupos da guarda e da própria Semusb. Ainda segundo ele, tudo isso será feito conforme a análise das informações que chegarem ao Núcleo.

“A atividade de Inteligência da guarda não é uma atividade policial, mas poderá ser o início de uma atividade policial por parte das Polícias Civil ou Militar. Com esse curso, estamos abrindo caminhos para que a Guarda possa compor o serviço estadual de inteligência”, complementou Manoel Pereira.

Para a composição do Núcleo de Inteligência, 11 guardas municipais da Capital participaram de um curso de formação na área, durante toda essa semana, promovido pela Semusb em parceria com a Polícia Militar.

A guarda municipal Janaina Oliveira, que ingressou na instituição este ano, está entre os participantes. Ela conta que já fez diversos cursos promovidos pela Secretaria e também pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Com a nova capacitação, a expectativa da profissional é ampliar as atividades já desenvolvidas.

“Esses cursos que nós recebemos preparam o profissional para as diversas situações que podem surgir no dia a dia. No meu caso, estou na assessoria do comando da Guarda e exatamente por trabalhar neste setor eu tenho que estar preparada para as diversas situações que podem ser encontradas. Com os profissionais dos demais grupos é a mesma coisa”, comentou a guarda.

Assim como ela, alguns guardas civis de município da região Metropolitana da Capital também fizeram o curso, que foi aberto ainda a policiais civis e federais, além de agentes penitenciários.

Joab Ribeiro, que atua no Setor Operacional da guarda municipal da cidade de Bayeux, aproveitou a oportunidade para trocar experiências com os profissionais das outras instituições. “Quando esses cursos são oferecidos aos profissionais de outras cidades, a interação é melhor, porque nós trocamos informações, experiências do trabalho e facilita esse contato”, disse.

A afirmação do guarda é reforçada por Manoel Pereira. Segundo ele, a exemplo do que já acontece em outros estados e municípios do país, a articulação entre as guardas civis facilita a atuação integrada com as policias e demais instituições de segurança. “A participação de guardas de outros municípios foi necessária para montarmos uma comunidade de Inteligência e formar esse elo de comunicação, que mais tarde pode ser necessário em nossa cidade”, completou.

Outros cursos – Segundo o diretor de Formação da Semusb, Manoel Pereira, até o final deste ano outros cursos na área de Inteligência serão oferecidos aos guardas municipais. Ele adiantou ainda que três guardas que foram cedidos à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) irão participar de um curso para pilotar pequenas embarcações. A capacitação será oferecida pela Capitania dos Portos, em parceria com a Polícia Federal, Semusb e Semam.