Guardas municipais são capacitados para realizar trabalho educativo utilizando fantoches
Uma parceria da Guarda Civil Municipal com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), trouxe para João Pessoa membros da Guarda Civil de Curitiba para a realização da I Oficina de Teatro de Fantoches, na Capital. A oficina, que teve início na última segunda feira (12), na Escola Municipal Leonel Brizola, na Beira Rio, com orientações e ensino de técnicas de fantoches, foi encerrada na tarde desta quarta feira (15), com apresentações para os alunos da escola.
As apresentações com os bonecos de fantoches foram realizadas pelos guardas civis de Curitiba, com a contribuição dos guardas de João Pessoa que elaboraram quatro as peças teatrais com os temas: Violência Escolar, Higiene Pessoal, Palavrinhas Mágicas e o Uso do Celular na Escola. O objetivo da parceria, segundo o secretário da Guarda Civil de João Pessoa, Geraldo Amorim, é introduzir o projeto nas escolas da Capital.
“Esse é um belo projeto que a Guarda Civil de Curitiba já vem realizando no Paraná há 16 anos. Lá, o projeto tem conseguido introduzir os conceitos de educação nos alunos através de peças teatrais, e queremos fazer o mesmo na nossa cidade através da nossa Ronda Escolar”, destacou
A oficina foi ministrada para vinte alunos da escola Leonel Brizola, que na tarde desta quinta-feira (15) receberam um diploma de conclusão, como destaca a coordenadora da Guarda Mirim e da Ronda Escolar de João Pessoa, Mayrilane Leite.
“Acho que foi uma excelente iniciativa, porque podemos aprender um pouco com os guardas de Curitiba as técnicas de trabalhar com fantoches, que serão aplicadas nas escolas de João Pessoa. Outro aspecto positivo foi a assimilação das crianças, aqui da escola Leonel Brizola”, disse.