Hotel Globo recebe mais uma edição do projeto ‘Encontros com o Cinema Paraibano’

Por Juneldo Moraes - em 772

Os realizadores Odécio Antônio e Manoel Fernandes Neto e o roteirista Aécio Amaral são os convidados do projeto “Encontros com o Cinema Paraibano” deste sábado (20), a partir das 15h30, no Hotel Globo. O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). O evento é gratuito e faz parte do AnimaCentro.

O projeto “Encontros com o Cinema Paraibano” reúne os realizadores selecionados na última edição do Edital Walfredo Rodriguez de fomento ao audiovisual pessoense para falar sobre a produção cinematográfica, seus projetos e processos criativos, abrindo espaço para o diálogo entre os realizadores do município de João Pessoa com a sua população.

Odécio Antônio vai falar sobre o curta-metragem ficção “Menino Azul”, que tem roteiro de Aécio Amaral, selecionado no Edital Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual, que mostra uma viagem onírica na vida do menino João.

Já Manoel Fernandes Neto vai debater “Arquitetura de um afeto”, curta de ficção que mostra a reação de uma mãe após a morte inesperada de sua filha esquecida dentro de seu carro, gerando uma série de reflexões, sobre a fatalidade, a perda e as implicações profundas que essas situações limites instauram no comportamento humano.

Os convidados –Manoel Fernandes Neto é diretor, roteirista e artista visual, graduando em cinema e audiovisual pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Dirigiu os curtas-metragens documentário “O sofá (2008), “Os alquimistas de Camalaú) (2011), o curta-metragem ficção “Coletivo de multidão (2018) e seu primeiro longa “Selva” está em fase de finalização.

Odécio Antonio – Formado em Ciências Sociais e mestrando de Comunicação pela UFPB. É palhaço, ator, preparador de elenco, diretor e professor. Participou na função de ator em várias produções (telefilmes, curtas e longas-metragens). Dirigiu os curtas-metragens, “Contínuo”, “Cena”, “Não Tema” e “Menino Azul”. É roteirista do projeto Chofre, aprovado no edital de desenvolvimento de longas-metragens FSA-BRDE PRODAV 2015.

Aécio Amaral – Roteirista, escritor e sociólogo. Leciona sociologia na UFPB, em João Pessoa. Adaptou para cinema o seu conto ‘Menino azul’, sua primeira experiência como roteirista. No momento trabalha em um livro de contos e na adaptação para cinema de um conto da escritora e poeta paraibana Débora Gil Pantaleão. Está desenvolvendo, em parceria com o cineasta Marcus Villar e o roteirista Vinícius Rodrigues Camelo, outras duas adaptações de contos para cinema.

O projeto – O AnimaCentro tem como objetivo ocupar os espaços históricos revitalizados pela atual gestão com uma programação cultural diversificada no Parque da Lagoa, Praça da Independência, Hotel Globo, Praça Rio Branco, Pavilhão do Chá, Centro Cultural Casa da Pólvora, Villa Sanhauá, Galeria Casarão 34 e Praça Antenor Navarro.

 

Serviço

Encontros com o Cinema Paraibano

Convidados: Manoel Fernandes Neto, Odécio Antônio e Aécio Amaral

Local: Hotel Globo (Largo de São Frei Pedro Gonçalves, Varadouro)

Dia: Sábado (20)

Hora: 15h30

Classificação: Livre

Evento gratuito