Informática básica é tema de palestra do projeto Profissões

Por - em 801

O técnico de informática, Adriano Marques Ramalho será o palestrante convidado do “Projeto Profissões”, desta quinta-feira (30), 9h30, na sala de audiovisual da Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, no Altiplano. A palestra tem como tema “Informática Básica”. Participarão da atividade, alunos do ensino médio da Capital, no entanto a entrada continua aberta para todo o público.

O palestrante mostrará, no evento, como funciona o mercado de trabalho para os que desejam ter maiores conhecimentos sobre a área tecnológica da informática, o que faz o profissional, onde atuar, o que deve fazer para se tornar um técnico, entre outros.

Adriano Marques disse ainda que o projeto pretende ampliar a visão dos jovens na hora de escolher a sua profissão. “O projeto, além de valorizar o profissional que dará a palestra, ainda facilita a escolha da profissão ou dá alguma noção de qual caminho os jovens devem optar”, comentou.

Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais.

Sobre o palestrante – Adriano Marques Ramalho é formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Centro de Capacitação Profissional da Paraíba Ltda (Solaris). Fez cursos de manutenção de computadores e notebook, além de possuir o curso de rede avançada. Atualmente, está na Secretária de Educação.

Projeto Profissões – Tem o objetivo de promover aos estudantes do ensino médio diálogos, nos diversos campos profissionais, a fim de ajudar os jovens para uma escolha profissional. As aulas serão práticas e teóricas, ministradas por profissionais de varias áreas. A oficina é realizada nas sextas-feiras, duas vezes por mês, a cada quinze dias, no horário da manhã, na Estação das Artes.