Informatização transforma perfil das escolas municipais
A informatização da Educação municipal, com a inserção de novas ferramentas e tecnologias, vem mudando o perfil dos servidores da rede municipal de ensino, a dinâmica do trabalho e ações desenvolvidas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) no setor. A iniciativa é da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), através da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) que, ao longo de quase três anos da atual gestão, trabalha com o desenvolvimento de projetos de Formação Continuada em Tecnologia (FCT), Sistema Acadêmico Municipal (SAM) e Escola Digital (Robótica Pedagógica).
Inicialmente o objetivo do FCT era capacitar secretários escolares com cursos de informática básica (Windows, Word, Excel e Internet), para uma efetiva utilização do Sistema Acadêmico Municipal, mas o treinamento tomou uma dimensão maior, capacitando de 2006 a 2007 mais de 500 servidores da rede municipal. Segundo Petruska de Araújo Machado, coordenadora da Dtic, os resultados não poderiam ser melhores.
O projeto contribuiu para mudanças na estrutura organizacional das escolas municipais e ampliou a visão dos funcionários quanto à importância da utilização da tecnologia, dessa forma, observou-se que as barreiras da resistência quanto ao uso do computador foram vencidas, avaliou.
O SAM é um sistema de informação on-line para controle dos processos acadêmicos das escolas municipais. Atualmente, 30 escolas ligadas à Internet estão utilizando um protótipo do SAM, implantado para avaliar o nível de utilização e satisfação com o sistema. O objetivo do SAM é oferecer para as escolas do município de João Pessoa um sistema que garanta a efetividade dos processos acadêmicos facilitando as atividades escolares e permitindo um maior controle e interação da escola com a secretaria de educação, esclareceu Petruska.
Já a Escola Digital (Robótica Pedagógica) usa recursos tecnológicos disponíveis nas escolas municipais, na tentativa de explorar com veemência o potencial pedagógico dos laboratórios de informática transformando-os em ambientes facilitadores da inclusão digital e social dos alunos. Além disso, o projeto oferece ao educador condições de diversificar sua metodologia de ensino proporcionando um diferencial de qualidade a partir da aplicação de temas transversais e de interdisciplinaridade.
A robótica não é apenas um instrumento que possibilita a construção de protótipos, ela permite que os protótipos sejam instrumentos de crescimento cognitivo e interação interdisciplinar, estimulando o estudo das ciências e ampliando a percepção para a utilização da inteligência artificial. Os equipamentos utilizados na robótica estão sendo utilizados dentro dos laboratórios de informática ampliando e fortalecendo as ações pedagógicas, fortalecendo o potencial dos recursos tecnológicos para aquisição da aprendizagem significativa, explicou a coordenadora do DTIC.