Instituto de Previdência de JP promove Jornada Juvenil da Longevidade

Por - em 471

Promover integração entre duas gerações diferentes de pessoenses e construir um futuro melhor. Estes são os objetivos principais da Jornada Juvenil da Longevidade, que ocorre nos próximos sábados (22 e 29), com discussões sobre longevidade e envelhecimento saudável. O público-alvo são os alunos da rede municipal de Ensino Fundamental e os grupos de idosos da Capital. Juntos, esses dois grupos trocarão experiências e se unirão para traçar um futuro mais consciente e receptivo para quem tem mais de 60 anos.

Realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio do Instituto de Previdência do Município (IPM-JP), com o apoio das secretarias de Educação (Sedec), de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Saúde (SMS), o evento terá palestrantes do governo municipal e de entidades convidadas, que ministrarão oficinas e rodas de conversa. Nesses encontros, serão discutidas ideias e soluções para que o “envelhecer” no nosso município seja dotado de apoio humano e espiritual. Também será posta em pauta as nuances da longevidade humana, dentro das esferas familiar e social.

Dois representantes de cada grupo de idosos convocado e dois estudantes, representantes de cada um dos nove polos de ensino do município, vão interagir durante as palestras e oficinas. Depois de encerradas as discussões da Jornada, o tema não será esquecido: por meio das anotações dos relatores de cada oficina e das conversas registradas durante o evento será confeccionada a cartilha “Longevidade, Pense Nisso!” que será distribuída entre todos os alunos da rede municipal de ensino.

Francisco de Assis Azevedo, superintendente adjunto do IPM-JP e coordenador-geral da Jornada, considera o evento uma oportunidade única de interação entre prefeitura, secretarias, jovens e maiores de 60 anos. “Discutiremos em nossas oficinas diversos subtemas dentro do tema maior, que é a longevidade. Esperamos que as palestras e o tom informal das conversas em grupo despertem os estudantes e a população para temas sérios, como o abandono e a violência contra o idoso”, pontuou.

Neste sábado (22), primeiro do evento, ocorre a Pré-Jornada. O público-alvo deste evento preparatório são os representantes de cada um dos polos de ensino da Capital (docentes, profissionais da educação e funcionários das escolas), que discutirão, de antemão, o que será transmitido para os idosos e estudantes de João Pessoa no fim de semana seguinte.

Tanto essa primeira etapa da jornada quanto a segunda (no dia 29), serão realizadas na Escola Municipal Luiz Augusto Crispim, na Avenida Tancredo Neves, em Mandacaru. As atividades começam a partir das 8h e se estendem por toda a manhã, sendo retomadas após o almoço, por volta das 14h.

Programação

Dia 22 – Pré-Jornada

Local: Escola Luiz Augusto Crispim – Av. Tancredo Neves, Mandacaru

8h – Solenidade de abertura

8h30 – Dança regional – Grupo de Idosos Colibris

9h – Conferência de abertura: “Autonomia da Vida: Longevidade Saudável Para Todos”

Conferencista: Genildo Lucena (secretário adjunto da Sedec); moderador: Antônio Jácome (secretário da Sedes)

Debatedores: Dom Aldo Pagotto (arcebispo da Paraíba) e Roseane Meira (secretária da SMS); Relator: Victor Targino (IPM-JP)

10h – Cafezinho

10h30 às 12h – Oficinas; Tema central: Os Desafios do Envelhecimento no Brasil

Qualidade de Vida da Pessoa Idosa

Facilitadora: Regina Formiga (Unipê)

Relatora: Verônica Luna (UFPB)

Maus Tratos e/ou Negligência com a Pessoa Idosa

Facilitadora: Irene Delgado (especialista em geontologia)

Relatora: Viviane Maciel (estudante do UniPB)

Ajuda, Acompanhamento: Família e Profissionais

Facilitadora: Marliete Arruda (presidente do Conselho Mun. De Direito da Pessoa Idosa)

Relator: João Carlos de Oliveira Leão

Por Uma Ética de Responsabilidade com a Pessoa Idosa

Facilitador: Dr. Maria Anunciada Agra (Geriatra)

Relatora: Fátima Vieira (Faser)

12h15 – Almoço

14h – Discussões em grupo com professores e funcionários sobre os temas abordados, com apresentação de relatório, propostas e encaminhamentos.