IPM desenvolve sistema para requerer benefícios e emitir contracheques
Com o intuito de facilitar a concessão de aposentadorias e pensões aos servidores inativos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), o Instituto de Previdência do Município (IPM-JP) desenvolveu um sistema informatizado pelo qual o futuro beneficiário poderá dar entrada ao processo sem sair de casa. Pela página do órgão na internet, o servidor tem acesso a um formulário. A partir do preenchimento e impressão desse formulário, está dado o primeiro passo para a aposentadoria ou para a liberação de pensão por morte.
Na página inicial do portal, será visualizado o menu “Central de Serviços”. O servidor deve seguir até a opção “Requerimento de Benefícios” e clicar em cima. Aparecerão então três outras opções para escolha, a depender do serviço procurado: “Solicitação Aposentadoria”, “Solicitação Pensão” e “Solicitação Revisão” (essa última se refere ao pedido de revisão do benefício concedido pelo IPM).
Depois de escolher o benefício, o servidor será redirecionado para outra página. Nela um formulário (semelhante à antiga ficha de requerimento em papel) deverá ser preenchido. Ao conferir os dados, o documento deverá ser impresso e, anexado a ele, os documentos solicitados. Por fim, deve se dirigir ao Setor de Protocolo do IPM e formalizar o pedido de abertura do processo.
Esta é a primeira fase de implantação do novo sistema de concessão online de benefícios. “O objetivo da autarquia é otimizar o tempo que o processo leva para percorrer os órgãos competentes da prefeitura, além de eliminar a peregrinação do aposentado ou pensionista ao Instituto enquanto seu requerimento é avaliado”, disse o superintendente do IPM, Cristiano Henrique Souto.
Depois da abertura online do processo, o pedido será registrado em um banco de dados. O servidor se dirigirá ao Instituto apenas para deixar as cópias de seus documentos e buscar a portaria, já como servidor inativo de João Pessoa.
Contracheques – O IPM também disponibilizou o serviço online de impressão de contracheques. O aposentado ou pensionista poderá imprimi-lo em casa, sem necessidade de ir ao Instituto para requerê-lo. Para acessar o sistema, no entanto, o beneficiário deve primeiro efetuar um cadastro único na sede do Instituto, onde uma senha será gerada.
“É mais seguro o beneficiário cadastrar uma senha aqui do que fornecermos um código padrão”, explica o superintendente. Para efetuar esse cadastro, o interessado deve se dirigir à sede do IPM e procurar o Setor de Manutenção de Cadastro.
Depois que a senha for gerada, o acesso pode ser feito a partir da página do Instituto. Basta clicar na opção “Contracheque Online”, no menu esquerdo na tela principal da página. O beneficiário será redirecionado para outra página, com as opções: “Validar Contracheque” ou “Contracheque” (o último deve ser escolhido quando se quer a emissão desse documento).
A página também poderá ser acessada para atestar a autenticidade do contracheque. Se o aposentado ou pensionista efetuar uma compra ou firmar um contrato de crédito que necessite comprovação de renda, a loja ou órgão poderá confirmar se o documento é verdadeiro na opção “Validar Contracheque”, ele registrará o código impresso no contracheque e o sistema indicará a sua veracidade.
Reforma – Nesta semana, o IPM conclui a reforma de sua sede. As melhorias nas seções de Suporte e de Desenvolvimento, bem como nos Setores de Arquivo de Digitalização, serão entregues nesta quarta-feira (12), pelo prefeito Luciano Agra.
Dentre outras benfeitorias realizadas no IPM dos últimos meses estão a compra e entrega de modernos arquivos deslizantes, que facilitaram a catalogação e a consulta aos dados pessoais dos servidores inativos da Capital; a implantação da gestão eletrônica de documentos (GED), bem como do sistema eletrônico de controle de estoque; o aperfeiçoamento do controle patrimonial; e a aquisição de móveis funcionais, 47 microcomputadores e 15 scanners.
Documentação necessária para requerer benefícios
- Aposentadoria Voluntária por Tempo de Contribuição ou Voluntária por Idade:
– Identidade;
– CPF;
– Portaria de contratação emitida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP);
– Carteira profissional;
– Certidão de casamento;
– Comprovante de residência atualizado, que inclua o CEP do seu endereço.
Caso você tenha acumulado tempo de serviço em outro lugar, além do tempo em que trabalhou como servidor da PMJP, ainda vai precisar dos seguintes documentos:
– Certidão original de tempo de serviço externo;
– Expediente de averbação (tempo de serviço prestado a outras instituições, registrado em um documento oficial);
– Último contracheque emitido pelo local onde você trabalhou.
- Aposentadoria por Invalidez
– Identidade;
– CPF;
– Portaria de contratação emitida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP);
– Laudo médico que ateste sua incapacidade definitiva e que inclua o número da Classificação Internacional de Doenças (CID) referente à sua enfermidade;
– Comprovante de residência atualizado, que inclua o CEP do seu endereço.
Caso você tenha acumulado tempo de serviço em outro lugar, além do tempo em que trabalhou como servidor da PMJP, você ainda vai precisar dos seguintes documentos:
– Certidão original de tempo de serviço externo;
– Expediente de averbação (tempo de serviço prestado a outras instituições, registrado em um documento oficial);
– Último contracheque emitido pelo local onde você trabalhou.
- Pensão vitalícia ou temporária:
– Identidade e CPF do dependente que está requerendo a pensão (xerox);
– Identidade e CPF do servidor falecido (xerox);
– Portaria de nomeação/contratação ou aposentadoria do servidor falecido (xerox);
– Carteira de trabalho do servidor falecido;
– Certidão de óbito do servidor falecido;
– Comprovante de residência atualizado, que inclua o CEP do seu endereço.