IV Congresso Regional Escoteiro é realizado até a manhã deste domingo na Estação das Artes

Por - em 769

 

Fátima Sousa

 

escoteiros_estacaodasartes_foto_dayseeuzebio (2)A troca de conhecimentos e o fortalecimento sobre a prática do escotismo na Paraíba são os temas discutidos no IV Congresso Regional Escoteiro que está sendo realizado, até a manhã deste domingo (20), na Estação das Artes, prédio anexo a Estação Cabo Branco- Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O evento reúne cerca de duzentos escoteiros, entre jovens e adultos, de todo o estado.

O congresso conta com a participação de integrantes da direção nacional e do Núcleo Nacional de Jovens Líderes da União dos Escoteiros do Brasil, tendo como meta alinhar os conceitos e propósitos do escotismo no país com o da Paraíba.

Ivan Nascimento, vice-presidente da União Escoteiros do Brasil, considera o momento de muita importância para o movimento do escotismo na Paraíba. “É um momento que congrega escoteiros de vários lugares do estado, com o propósito de se fortalecer para a construção de um mundo melhor a partir da educação e do compromisso social”, destacou.

O jovem Chistian Ubiratan, 14anos, morador dos Bancários, é escoteiro desde 2010. Ele é filho de escoteiro e disse que desde pequeno já almejava atingir a idade para seguir a prática do escotismo como o pai. “Para mim é uma experiência muito boa. Fazemos muitas amizades e aprendemos coisas divertidas e úteis na nossa formação, principalmente o exercício da solidariedade. Ser escoteiro é aprender a viver em grupo numa convivência saudável e construção de valores. Eu era muito tímido e hoje sou uma pessoa comunicativa e feliz”, acrescenta.escoteiros_estacaodasartes_foto_dayseeuzebio (5)

O mesmo sentimento é expresso por Raissa Braga, do bairro da Torre. Ela está com 15 anos e já é guia do ramo Sênior. “Eu acho o escotismo maravilhoso. Também sonhava em ser escoteira desde pequena. O que eu mais admiro é a formação do caráter do jovem. Aqui aprendemos a ser pessoas melhores e nos fortalecer para os desafios da vida”, admitiu.

 Construção de um mundo melhor – Atualmente, existem mais de 80 mil escoteiros no Brasil, sendo mil só na Paraíba. “Unimos jovens e adultos com o propósito de construir um mundo melhor a partir da educação ao ar livre, da preservação do meio ambiente, do compromisso social e da cultura de paz e tolerância”, define Christian Ubiratan, presidente Regional Escoteiros da Paraíba.

Nestes dois dias de evento, através de palestras e oficinas, o movimento pretende fortalecer a capacitação dos adultos voluntários, assim como desenvolver atividades voltadas para a formação dos membros jovens (de 07 a 21 anos), participantes enquanto lideranças juvenis.

escoteiros_estacaodasartes_foto_dayseeuzebio (4) Escotismo – Os Escoteiros do Brasil é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1924, que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes.

Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 607 cidades brasileiras, somando um total de 1.265 grupos escoteiros. Unidos a um movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extraescolar pela Lei nº. 8.828/46.