IV Curso de Formação de Doulas inscreve até dia 29 de maio

Por - em 1233

Dani Rabelo

Já estão abertas as inscrições para o IV Curso de Formação de Doulas. O curso é uma ação da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), em parceria com o Instituto Cândida Vargas (ICV) – Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e contribui para o trabalho de humanização do parto desenvolvido pela Prefeitura de Municipal de João Pessoa (PMJP), além do trabalho voluntário do ICV. Doulas é uma palavra que vem do grego, e significa “mulher que serve”. Atualmente as Doulas dão suporte físico e emocional para outras mulheres, antes, durante e após o parto.

As inscrições acontecem entre os dias 4 e 29 de maio, e poderão ser feitas na SEPPM, localizado no Paço Municipal, Centro, das 8h às 17h, ou no anexo do ICV, das 9h às 17h. A coordenadora de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos da SEPPM, Aylla Milanez, explica que as vagas são limitadas, e é necessário que a mulher interessada tenha mais de 18 anos, seja alfabetizada, e antes de tudo, tenha “vontade e disponibilidade para ajudar outras mulheres”.

O curso possui uma duração de sete meses, sendo que um mês é voltado exclusivamente para as aulas teóricas, e nos outros seis meses acontecem as aulas práticas. “É importante que essa mulher tenha flexibilidade nos seus horários, pois faz parte do curso à necessidade de um plantão semanal de 12h na unidade hospitalar”, destaca Aylla Milanez.

Na parte teórica do curso são abordados temas como: o trabalho de uma Doula; voluntariado; ética profissional; dinâmicas do parto; aleitamento materno; e práticas integrativas (exercícios preparativos para o trabalho de parto). As aulas práticas acontecem dentro do Instituto Cândida Vargas, e as alunas, supervisionadas, trabalham diretamente com as mães e com os profissionais da área da saúde.

No final do curso é feita uma avaliação e só após essa análise é entregue o certificado de conclusão do curso.

“A Doula possui um papel específico, e em momento algum ela substitui, ou deve ser confundida com outros profissionais da área de saúde. Ela não é treinada para fazer intervenções médicas, mas sim, para suprir o bem estar físico e emocional da mãe que dará a luz”, enfatiza a coordenadora de Saúde da SEPPM.

Benefícios do trabalho da Doula – O trabalho desenvolvido pelas Doulas formadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está resultando na humanização dos partos realizados no Instituto Cândida Vargas, e com isso o aumento dos partos normais.

Desde a sua implantação, mais de 50 mulheres fizeram o curso de formação, e cerca de 600 mães receberam o acompanhamento das Doulas. Atualmente, através do trabalho voluntário, aproximadamente 25 Doulas atuam no ICV, e o resultado é que de 2013 para 2014, os partos normais passaram de 51,8% para 54,12%.

A presença das Doulas também representa uma redução em 20% na duração do trabalho de parto, diminuição de 60% nos pedidos de anestesia, redução de 40% no uso de oxitocina e do fórceps.