Joab Sax e Gabriella Villar se apresentam na Praça Rio Branco

Por - em 501

O choro proclamado pelo saxofonista e flautista Joab Sax, enaltecendo compositores locais e nacionais, é uma das atrações do projeto ‘Sabadinho Bom’ deste final de semana. Em seguida, o público presente poderá apreciar a geração do samba paraibano, com Gabriella Villar. O evento acontece no sábado (30), a partir das 12h, na Praça Rio Branco. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Natural do município paraibano de Uiraúna, o saxofonista e flautista Joab Sobreira de Andrade iniciou sua trajetória musical aos 12 anos de idade. Hoje, o artista tem mais de uma década de carreira, desenvolvida de maneira autodidata.

Em 2008, Joab Sax lançou seu primeiro CD, intitulado “Não Desanime”. Nele, o músico registrou estilos como choro, baião e forró. No show de sábado, o álbum será divulgado na Capital paraibana pela primeira vez. “Essa influência de estilos vem da minha própria cidade natal, conhecida como terra dos músicos. Minha família, por ser constituída por músicos, também termina contribuindo com meu trabalho”, observou o saxofonista. “Este projeto da Prefeitura representa uma oportunidade enriquecedora para artistas da região”, acrescentou.

Joab Sax levará à Praça Rio Branco um repertório constituído em sua maioria por choro. Porém, aqui e acolá ele incluirá uma “palhinha” de baião. O artista promete, portanto, tocar para o público presente composições como “Pedacinho do Céu”, de Waldir Azevedo; “Espinha de Bacalhau”, de Severino Araújo; “Um a Zero” e “Carinhoso”, ambas de Pixinguinha; “Feria de Mangai”, de Sivuca; “De Volta pro Aconchego”, de Dominguinhos e Nando Cordel; além de outras pérolas brasileiras.

Os músicos Alisson Cavalcante (surdo), Carlos Moura (pandeiro), Poty (cavaquinho) e Luís Umberto (violão de sete cordas) acompanham o músico que vai tocar sax alto e soprano, além de flauta transversal.

Gabriella Villar – cantora da nova geração do samba paraibano, Gabriella Villar tem no seu trabalho permeado por bambas como Noel Rosa, Cartola, Ismael Silva, Carmem Miranda, Dalva de Oliveira, Ary Barroso, Adoniran Barbosa, Miltinho, Candeia, Luiz Carlos da Vila e tantos outros nomes que compõem o universo musical brasileiro.

Entre os sambas que serão interpretados neste sábado estão “Falsa Baiana” (Geraldo Pereira), “Samba pras Moças” (Roque Ferreira); “Com que Roupa” (Noel Rosa), “Foi um Rio que Passou em Minha Vida” (Paulinho da Viola) e “Tiro ao Álvaro” (Adoniran Barbosa). “Sábados animados por choro e samba, levando para o público pessoense duas das nossas maiores manifestações da cultura popular brasileira”, comentou Gabriella sobre o projeto da Prefeitura.

A artista é graduanda no curso de Licenciatura em Música (Habilitação Canto Popular), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 2009, fundou o grupo Tom do Samba, quando iniciou sua carreira como sambista. No ano passado, optou pela carreira solo. Atualmente, está gravando seu primeiro CD, intitulado “Na Cadência do Samba”, com musicas dos compositores paraibanos Kojak do Banjo, Potyzinho Lucena, Chico Limeira e Ridalvo Albert.