João Pessoa é apontada como segunda melhor cidade do Brasil em execução de orçamento

Por - em 715

Luis Carlos Lima

 

praçajoãopessoa_foto_gilbertofirmino (2)A cidade de João Pessoa é um dos destaques do ranking da Revista Istoé e a Austin Ratings, que se uniram para mapear em 2015 as melhores cidades do Brasil, de acordo com vários aspectos, dentre eles econômicos e sociais. João Pessoa ficou classificada como a décima melhor cidade entre todos os municípios brasileiros e ainda foi apontada como o segundo melhor município em execução de orçamento. A cidade ainda foi destaque em questões referentes à qualidade de vida (3º lugar) e desenvolvimento humano (8º).

“Essa é uma notícia que nos deixa muito felizes porque mostra o resultado de um trabalho extensivo que tem sido realizado em todas as áreas de gestão”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Nós conseguimos contornar uma grave crise econômica com muito planejamento e criatividade, e com isso manter os serviços e obras que têm como principal objetivo melhorar a qualidade de vida da população. Esse resultado demonstra que temos sido bem sucedidos em nosso principal propósito, que é cuidar das pessoas”, complementou.

Entre as cidades paraibanas, João Pessoa foi a que conseguiu resultados mais expressivos. O ranking nacional aponta que os melhores resultados obtidos pela cidade estão no quesito de indicadores fiscais. Além do segundo lugar no item de execução orçamentária, adquiriu a marca de décima melhor cidade nacional. Nesse item, os municípios são avaliados de acordo com suas capacidades de equilibrar receitas e despesas.

O ranking – A Revista Istoé e a Austin Ratings se uniram para fazer o mais amplo, abrangente e completo levantamento do nível de desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros. Ao longo dos últimos três meses, a Austin Ratings vem compilando e cruzando os dados de todos os municípios brasileiros a fim de identificar as cidades que estão conseguindo encontrar as melhores maneiras de atingir a máxima eficiência.

Realizado de forma inédita no País, o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD) se utilizou de mais de 500 indicadores de diferentes fontes para mapear onde estão as melhores práticas no País e desenvolver o ranking ‘As Melhores Cidades do Brasil’. O levantamento apontou municípios de pequeno, médio e grande porte e uma série de indicativos agrupados em quatro pilares fundamentais: indicadores sociais, econômicos, fiscais e digitais.