João Pessoa é destaque na imprensa internacional após convênio com o BID

Por - em 246

A cidade de João Pessoa foi destaque em dois sites de notícias internacionais em virtude do convênio firmado com o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) para a inclusão no Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis. As duas notícias, publicadas originalmente no idioma espanhol, destacavam a expansão do programa no Brasil e ressaltavam que João Pessoa havia sido a mais recente cidade a aderir ao programa.

As notícias estão publicadas no endereço eletrônico do BID e também em uma publicação da Argentina, o site comunicarse.web.ar. Segundo um dos textos, “Na prática, a partir da criação de um grupo multidisciplinar, pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, o BID e a Caixa irão integrar um grupo de especialistas, também multidisciplinar, para fazer um diagnóstico com base em indicadores relacionados com diversas áreas de desenvolvimento urbano. Uma vez que foram identificados os pontos fortes e os que tinham que fortalecer para estruturar um Plano de Ação para o desenvolvimento sustentável da cidade”.

Com a assinatura dos documentos, a cidade de João Pessoa foi oficialmente incluída no Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis. Como primeiro passo, uma equipe de técnicos do BID e da CEF virá até a cidade para elaborar estudos em diversas áreas e detectar quais são as principais necessidades para que a Capital paraibana possa crescer de forma equilibrada e sustentável. A pesquisa está orçada em U$ 1 milhão e vai resultar em um grande projeto estruturante.

No ano de 2013, cinco cidades já foram selecionadas para receber a iniciativa. Além de João Pessoa, o programa será instalado em Assunção, no Paraguai; Conca, no Equador; Cabo Haitiano, no Haiti; e Quetzaltenango, na Guatemala. Até 2014, outras cinco cidades brasileiras serão contempladas devido o convênio com a CEF.

O programa – A Iniciativa de Fomento às Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) lida com desafios em cidades emergentes da América Latina e Caribe. A meta é integrar a sustentabilidade ambiental e fiscal, o desenvolvimento urbano e a governabilidade. Dessa forma, o BID e a Caixa esperam promover o apoio a ações que proporcionem serviços básicos e garantam a proteção ao meio ambiente, bem como níveis adequados de qualidade de vida e emprego.

Os investimentos serão direcionados para três áreas: o setor ambiental e as mudanças climáticas, o setor urbano e os setores fiscal e de governabilidade. No que se refere à questão urbana, está incluído o desenvolvimento urbano integral, econômico e social, além da mobilidade, transporte e segurança. João Pessoa foi escolhida pelo seu estado pleno de crescimento econômico. Também foi avaliado o contingente populacional, que deve estar entre 200 mil e dois milhões de habitantes, e a capacidade institucional da cidade.

Links das reportagens:

http://comunicarseweb.com.ar/?Una_nueva_ciudad_brasilera_se_une_a_la_Iniciativa_Ciudades_Emergentes_y_Sostenibles_del_BID&page=ampliada&id=10736&_s=&_page=

http://www.iadb.org/es/noticias/comunicados-de-prensa/2013-06-11/plataforma-ices-se-expande-en-brasil-con-apoyo-de-caixa%2c10481.html