João Pessoa gera quase quatro vezes mais empregos que toda a Paraíba

Por - em 1428

18-02-14-Inauguração Call Center_foto_Alessandro-Potter002Os moradores de João Pessoa podem comemorar o crescimento na geração de emprego e renda na Capital. Os números positivos refletem os incentivos que a Prefeitura Municipal (PMJP) vem colocando em prática por meio de políticas públicas, principalmente de incentivo fiscais as empresas.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que o saldo de empregos gerados no mês de fevereiro em João Pessoa superou em 63,83% a média de todo o Estado da Paraíba, que foi de 1.385. Só na Capital, o número é de 2.269. A criação de postos de trabalho em fevereiro representou um aumento de 1,30% sobre o número total de trabalhadores registrados até janeiro deste ano, 3,7 vezes mais que a média estadual de 0,35%.

O prefeito Luciano Cartaxo comemora os números e avalia que tudo isso é fruto de um trabalho conjunto, que envolve a gestão, o empresariado e a própria sociedade. “Nossa gestão tem feito um grande esforço para ampliar e dinamizar a geração de emprego e renda na Capital, e esse resultado é fruto de um trabalho que apenas está começando”, destacou.

Para o prefeito, a gestão tem procurado oportunizar um ambiente satisfatório para o crescimento econômico e social nos mais diferentes aspectos. “Estamos empenhados em garantir que cada vez mais cidadãos possam entrar no mercado de trabalho e fazemos isso concedendo incentivos fiscais para empresas que desejem se instalar e gerar empregos na Capital, como os call centers, e também por meio do Banco Cidadão, que aposta nos microempreendedores, facilitando o acesso ao microcrédito”, afirmou Luciano Cartaxo.

Setores – O maior responsável pelos números positivos é o setor de serviços, que gerou 1.490 vagas. Em todo o Estado, o setor registrou o preenchimento de 1.731 postos de trabalho. Na economia da Capital também influenciaram os resultados os setores de construção civil (352), comércio (350), serviços industriais de utilidade pública (78), indústria de transformação (12) e administração pública (3).

O secretário do Trabalho, Produção e Renda da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Diego Tavares, avaliou positivamente o resultado, destacando-o como fruto de um trabalho bem planejado e em equipe. “Mas, sobretudo, de uma gestão que se preocupa com o desenvolvimento da cidade e que procura melhorar a vida das pessoas, possibilitando oportunidades para todos”, frisou.

Base da economia – De acordo com o consultor e ex-presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon) da Paraíba, Carlos Mangueira, a capital paraibana representa a base da economia estadual, devido à grande representatividade do setor de serviços. “O setor cresce a cada ano, por causa dos serviços imobiliários, de turismo e de beleza, entre outros. Esta é uma tendência das capitais, mas bastante acentuada na Paraíba”, pontuou.

O crescimento de renda da população, sobretudo, da classe C, é a mola propulsora do crescimento econômico. “À medida que cresce o consumo, a demanda por serviços aumenta. Outro segmento importante no setor é o de call center, que tem gerado muitos empregos na cidade”, completou o economista.

Acumulado do ano – No acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, João Pessoa registrou a criação de 2.975 empregos, enquanto a média estadual foi de 2.625 novos postos de trabalho. A média da Paraíba considera os dados de todos os 223 municípios. A Capital supera a Paraíba em 13,33%. O crescimento sobre a base total de trabalhadores até dezembro de 2013 foi de 1,72%, em João Pessoa, enquanto o Estado registrou a metade, 0,66%.

O setor de serviços gerou 1.954 empregos, em João Pessoa, e a construção civil, 900. Em seguida, estão o comércio (87), serviços industriais de utilidade pública (80) e a administração pública (5). Já no Estado, os principais setores foram os de serviços (2.676), construção civil (1.277) e comércio (561). Tiveram saldo positivo os setores de serviços industriais de utilidade pública (64), extrativa mineral (17) e administração pública (9).

Em 2013 – No ano passado, João Pessoa gerou 6.958 empregos, com um crescimento de 4,23% da massa trabalhadora, sobre o total registrado até dezembro de 2012, superando o índice estadual (3,87%). Os empregos gerados corresponderam a 47,06% do total de todo o Estado, com destaque para o setor de serviços, responsável pela criação de 4.852 empregos (59,87% do total do Estado). Em seguida estão construção civil (853), comércio (790), indústria de transformação (550) e agropecuária (9).