João Pessoa, o destino turístico: Setur apóia visita de jornalistas

Por - em 484

Jornalistas de alguns dos maiores veículos de comunicação do País estão em João Pessoa, participando do Famtour promovido pelo Tropical Hotel Tambaú em parceria com a Gol Linhas Aéreas, com o objetivo de estimular a mídia espontânea da Capital paraibana e cidades vizinhas com potencialidades turísticas. A ação teve início na quinta-feira (24) e conta com o apoio da Secretaria Executiva de Turismo (Setur) pessoense, mais a Prefeitura do Conde, PBTur, Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-PB) e João Pessoa Convention e Visitors Bureau. A organização do evento calcula que se fosse pago custaria mais de R$ 1 milhão.

O Famtour ou Programa de Familiarização Turística tem objetivo apresentar um destino a pessoas formadoras de opinião, como jornalistas e agentes de viagem, afim de que eles possam falar, escrever e ainda ‘vender’ a cidade de maneira mais verdadeira e consciente.

Participantes – Deste Famtour participam jornalistas da Revista Gol, Hoje em Dia (MG), Zero Hora (RS), Revista Viagem Mais, Jornal do Brasil (RJ), Jornal de Brasília, Gazeta do Povo (PR), A Tarde (BA), Correio Popular (SP), Correio Brasiliense, Estado de São Paulo, Revista Planeta, Jornal do Comércio (PE), Diário de Pernambuco e Portal Gestur, um dos principais do segmento no Brasil.

Os profissionais estão percorrendo os diversos pontos turísticos de João Pessoa, como praias, Centro Histórico, projetos de melhoria da cidade – em especial iniciativas que vão destacar a cidade no cenário nacional, a exemplo da Estação Ciência, Cultura e Artes, que está em fase de acabamento no Cabo Branco. Até este domingo (27), quando acaba o Famtour, ainda serão visitadas praias do Litoral Sul, na cidade do Conde; Mercado de Artesanato, em Tambaú; praias e a Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo.

De acordo com a diretora de Marketing da Setur, Ruth Avelino, este é o maior Famtour dos últimos 15 anos. “Desde 1991 não se organizava um evento deste porte, envolvendo importantes veículos de comunicação do País. Este é, sem dúvida, o método mais eficiente para divulgação de um destino turístico, pois causa muito mais efeito que um anúncio pago pelo Governo”, comenta.

A Setur distribuiu entre os participantes CDs com fotos e ainda textos contendo datas importantes sobre a Capital, que teve recentemente o Centro Histórico reconhecido como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Tropical Hotel Tambaú já programa para o segundo semestre deste ano, a realização de um novo Famtour, para a inauguração da Estação Ciência, Cultura e Artes, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.