João Pessoa oferece inúmeras opções de diversão para o feriadão

Por - em 710

Consolidada como um dos principais destinos turísticos do Nordeste, a cidade de João Pessoa está pronta para receber as centenas de turistas que devem apostar na cidade para aproveitar o feriadão do Dia de Finados, nesta sexta-feira (2). Belezas naturais da orla pessoense e opções diversificadas de lazer e entretenimento estarão à disposição de quem pretende curtir a cidade durante o final de semana.

Um destino pode ser a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, que tem programação cultural gratuita e extensa. Há pelo menos quatro exposições abertas, com diversas temáticas. No primeiro pavimento da Torre Mirante, por exemplo, os visitantes podem encontrar a exposição do Projeto Memória – Nízia Floresta, Rondon e João Candido. A mostra faz parte do programa de divulgação e educação social que pretende difundir a obra de personalidades que contribuíram significativamente para a transformação social, a formação da identidade cultural brasileira e o desenvolvimento do país.

A arte cibernética também tem espaço na programação do complexo, com uma exposição interativa na Estação das Artes. Outra opção é a mostra “Descubra Design”, dos estudantes do curso superior de tecnologia em design gráfico da Faculdade Idez. A exposição faz parte do projeto de mesmo nome, que procura estimular e promover a produção criativa por meio de uma exposição artística.

Mais uma exposição: “Se Oriente”. São 25 fotografias de personagens anônimos tiradas este ano durante visita do artista Rodolfo Athayde ao Oriente Médio. A proposta é mostrar a beleza dos personagens encontrados na Turquia e nos Emirados Árabes.

Cinema e música – A Estação Cabo Branco oferece ainda o projeto “Estacine”, com exibições gratuitas a partir das 16h, no miniauditório I da Estação das Artes. Neste sábado (3), será aberta uma mostra em homenagem aos músicos, com a comédia dramática “O Concerto”, uma co-produção entre França, Itália, Romênia, Bélgica e Rússia.

Já no domingo (4), o Estacine Cult vai exibir quatro filmes de renomados diretores nacionais em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro. O diretor que abre a mostra é o paulista Fernando Meireles, com “Domésticas” (2001). No filme, ele se junta a Nando Olival para mostrar a realidade daquelas mulheres que trabalham todos os dias em casas de família, mas que quase não são notadas.

Na cidade – No Centro Histórico da Capital paraibana, também no sábado, o violonista Chagas Fernandes é a atração da primeira edição de novembro do Projeto Sabadinho Bom. Com um repertório que promete encantar o público pessoense, o músico sobe ao palco da Praça Rio Branco, ao meio-dia. Às 15h, dentro no Corredor Cultural (que acontece no mesmo local) será a vez da cantora paraense Liah. No repertório, canções consagradas na interpretação de cantores nacionais e que serão agora apresentadas na voz de sua compositora.

Bica – O parque Zoobotânico Arruda Câmara também estará aberto todo o final de semana para receber os visitantes. O local funciona a partir das 7h30 e fecha às 16h. O ingresso de R$ 1 é cobrado apenas de crianças com mais de 8 anos.

O local conta com mais de 500 animais de cerca de 80 espécies diferentes. Eles podem ser observados pelas grades de proteção ou bem de perto, como no aviário, onde é possível caminhar em meio aos pássaros. O parque passou por uma recente reforma e ganhou novas instalações para répteis, aves de rapina e diversos mamíferos. O passeio de pedalinho no lago ou de quadriciclo pelos caminhos circundados por uma área remanescente de Mata Atlântica são outras atrações do lugar.

Passeio completo – João Pessoa oferece ainda 19 salas de cinema nos três principais shoppings centers da cidade, um Jardim Botânico, bares e restaurantes com cardápios variados, casas de shows e teatros. Não há como ficar parado!