João Pessoa participa do Encontro Nacional de Gestores LGBT em Campo Grande
Nayanne Nóbrega
A Coordenadoria LGBT, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), participa na próxima semana, nos dia 23 e 24, do Encontro Nacional LGBT, em Campo Grande (MS). Durante o evento serão debatidas experiências com gestores LGBTs de todos os estados e municípios onde há implantada políticas públicas de cidadania voltadas especificamente para esse grupo.
De acordo com o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia, durante o encontro será feita uma avaliação da Política Nacional LGBT. “Precisamos discutir como estão se dando às políticas de forma integral para essa população, em que é importante perceber as especificidades de cada segmento. Queremos trabalhar as questões basilares, como o processo de educação sobre sexualidade e gênero nas escolas, a questão da LGBTfobia nos espaços sociais, familiares e institucionais e saúde”, destacou.
Segundo os dados do Ministério da Saúde, os gays e os bissexuais masculinos são mais vulneráveis ao HIV no Brasil. Para este grupo, estudos apontam que existe uma incidência que é de quase 10% dessa população com Aids. Recentemente, João Pessoa implantou o Programa Transcidadania, que envolve oito secretárias e o movimento social organizado, no sentido de assistir de forma mais atuante essa população. Atualmente, esse programa existe apenas em São Paulo e na Capital paraibana.
“Realizamos as intervenções no sentido de enfrentar a LGBTfobia nas comunidades, ações na área da saúde da família e nos centros de referência, ações educativas nas escolas, cursos de informática para a população LGBT e diversas campanhas destacando a necessidade do uso de preservativos. Acreditamos que enquanto houver violação de direitos a essa população nosso trabalho precisa ser cada vez mais qualificado”, ressaltou Maia.