João Pessoa sedia o Seminário Regional: Juventudes, Mulheres e Aids
A capital paraibana sedia até esta sexta-feira (13) o “Seminário Regional: Juventudes, Mulheres e Aids – Rumo às Conferências 2014”. O evento, que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com uma ação da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (11), no Mosteiro de São Bento, reunindo representantes de movimentos da juventude, do movimento de mulheres e de gestores públicos.
A atividade está sendo realizada a partir de uma articulação local entre a ONG Amazona, Rede de Jovens do Nordeste – Núcleo Paraíba e a SEPPM, com o objetivo de discutir o panorama da região Nordeste referente à epidemia de HIV-Aids e hepatites virais entre jovens e mulheres. O evento tem financiamento da Embaixada da França no Brasil e do Departamento Nacional DST/Aids e conta com o apoio governo estadual.
“A Prefeitura de João Pessoa não poderia deixar de participar e garantir a realização de um encontro como este que traz para discussão como lidar com os desafios que a Aids traz para o Brasil, para o Nordeste, para o Estado e para a nossa cidade, fazendo um recorte de gênero e com a participação da juventude”, disse a secretária Socorro Borges, durante abertura do evento.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, desde o início da epidemia (1980) a junho de 2011, o Brasil apresentou 608.230 casos registrados de Aids (condição em que a doença já se manifestou), sendo que somente em 2010 foram notificados 34.218 casos da doença e a taxa de incidência de Aids foi de 17,9 casos por 100 mil habitantes.
Além disso, apesar do número de casos entre homens ser maior que entre as mulheres, essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos. No ano de 1989, a razão de sexos era de cerca de seis casos de Aids no sexo masculino para cada um caso no sexo feminino. Em 2010, chegou a 1,7 casos em homens para cada um em mulheres.
Com relação à incidência da doença por faixa etária, o levantamento realizado pela UNAIDS/Brasil 2010, com mais de 35 mil jovens de 17 a 20 anos de idade, indica que, em cinco anos, a prevalência do HIV nessa população passou de 0,09% para 0,12%.
O Seminário Regional: Juventudes, Mulheres e Aids conta com a participação de 70 pessoas, a maioria jovens de todos os estados do Nordeste. “Sabemos dos desafios e dificuldades de chegarmos até aqui, da situação de diversidade de cada estado desta região e das dificuldades de operacionalizar as ações. Nossa perspectiva é unirmos forças nesse encontro para construir demandas que possam nortear nossas ações nas próximas conferências”, explicou o coordenador geral da ONG Amazona, Maxwell Castelo Branco.
“A proposta inicial era apenas reunir quatro estados, mas entendemos que toda a região deveria ser contemplada com este projeto, que traz um recorte de gênero e outro de saúde, e é um projeto que fortalece o diálogo das organizações da sociedade civil com o poder público”, reforça Mateus Firmino, da Rede de Jovens do Nordeste.
O evento deverá ser finalizado com a criação de uma cartilha que irá nortear as demandas dos movimentos sociais de jovens nas conferências temáticas que irão acontecer em 2014. “Foram realizados pré-encontros nos nove estados do Nordeste para que cada um apresente um panorama próprio neste Seminário e possamos discutir os dados e construir as demandas que serão apresentadas durante as conferências”, completa a coordenadora de Saúde e Direitos Reprodutivos da SEPPM, Jânia Paula.
Serviço:
“Seminário Regional: Juventudes, Mulheres e Aids – Rumo às Conferências 2014”
Local: Mosteiro de São Bento – Centro
Programação – 12 e 13 de dezembro
12/12/13 (Quinta-Feira)
Acolhida matinal – Boas vindas
8h – Discussão: Panorama da Região Nordeste referente à epidemia de HIV AIDS e Hepatites virais entre jovens e mulheres, apresentados pela Rede de Jovens do Nordeste
8h40 – MESA I: Política de Aids e suas Interfases: Avanços e Desafios da Intersetorialidade
Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais
Secretaria Nacional de Juventude
11h – Debate
12h30 – Almoço
14h – Mesa II: Sexualidade, Gênero e HIV/Aids e Juvenização e feminização da epidemia:
Secretaria Nacional de Juventude
Rede de Mulheres em Articulação na Paraíba
15h – Mesa III – Protagonismo juvenil e controle social para o enfrentamento da problemática
Rede de Jovens do Nordeste
Comissão Nacional de Aids
18h – Noite Cultural
13/12/13 (Sexta-Feira)
Acolhida matinal
8h – GTs – Controle social e advocacy, monitoramento da política de juvenização e feminização da Aids.
Política de educação – Gênero e sexualidade e a feminização da Aids;
Política de saúde e a prevenção ao HIV Aids;
A assistência saúde e o enfrentamento a feminização da Aids;
Política de Juventude e o enfrentamento a feminização da Aids.
12h – Almoço
14h – Atividade em plenária – Socialização dos GTs
15h40 – Encaminhamentos e Avaliação
17h – Encerramento