João Pessoa vai ganhar Centro de Recondicionamento de Computadores
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) firmou convênio com o Ministério das Comunicações (MC) para a implantação de um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). O equipamento faz parte do projeto “Computadores para a Inclusão” e terá investimentos de R$ 504 mil. De acordo com a secretária de Ciência e Tecnologia (Secitec) da PMJP, Marly Lúcio, os recursos já foram liberados e a previsão é que o CRC entre em funcionamento no segundo semestre deste ano.
João Pessoa está entre cinco capitais contempladas pelo MC com a implantação de CRCs. Os convênios também foram firmados com órgãos ou instituições de Brasília, Recife, Belo Horizonte e Curitiba. “É um equipamento com foco na sustentabilidade. Transforma computadores e materiais descartados em máquinas doadas a espaços que promovam a inclusão sociodigital”, explicou Marly Lúcio, ressaltando que com a liberação dos recursos federais, a Secitec dará início ao processo de implantação do Centro, com a adequação do local de funcionamento e a realização de licitação para compra de materiais.
Nos Centros de Recondicionamento de Computadores, os estudantes vão aprender a transformar equipamentos doados em máquinas prontas para uso e que serão distribuídas gratuitamente entre Telecentros, escolas e bibliotecas. O diretor de Difusão Tecnológica da Secitec, Rodrigo Vieira, explica que os educandos serão capacitados em cursos técnicos profissionalizantes enquanto prestam um serviço social de requalificação e redistribuição gratuita dos equipamentos.
Além de ser também uma iniciativa de inclusão sociodigital, Rodrigo Vieira destaca o benefício ambiental do projeto, já que o reaproveitamento vai evitar que metais pesados oriundos de componentes das placas eletrônicas cheguem ao lençol freático, prejudicando a natureza.
“A função do CRC é fazer com que o ciclo seja completado: recepção e triagem dos equipamentos, recondicionamento dos itens que podem ser aproveitados, distribuição de kits de computadores para iniciativas de inclusão sociodigital e o correto descarte dos inservíveis”, explicou Rodrigo Vieira.
Cursos – Serão oferecidos cursos de Suporte Avançado e Manutenção de Computadores; Administração de Redes de Computadores; Robótica Educacional Livre; Desenvolvimento Web; Produtora Colaborativa; e Oficinas para Gestores e Educadores de iniciativas de Inclusão Sociodigital. Todos os cursos serão gratuitos e destinados a alunos do ensino público ou bolsistas do ensino médio.