João Pessoa vai sediar maior exposição internacional de futebol de todos os tempos

Por - em 539

WE SPEAK FOOTBALL terá início em maio de 2014, na Paraíba, onde será exibida por cinco meses. Durante nove anos, percorrerá o mundo e será finalizada durante a Copa de 2022, em Doha, no Catar;

A iniciativa foi idealizada por dois museus que são autoridades internacionais sobre esporte: de um lado, o Qatar Olympic & Sports Museum; do outro, o National Football Museumde Manchester, Inglaterra;

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, instalada no magnífico complexo projetado por Oscar Niemeyer, foi o local escolhido pelos organizadores que avaliaram condições técnicas, estrutura dos locais, além de características sociais e geográficas em diversas cidades brasileiras

 

Christian Wacker, prefeito Luciano Cartaxo e Mariane Góes copyNovembro de 2013 – Em maio do próximo ano, João Pessoa, uma das cidades subsede da Copa do Mundo de 2014, se transformará no maior centro de conhecimento, cultura e entretenimento sobre futebol de todo o mundo ao abrigar a maior e mais representativa exposição itinerante sobre o tema já realizada em todos os tempos. WE SPEAK FOOTBALL (do inglês, Nós Falamos Futebol) está sendo construída por duas instituições que são autoridades mundiais em museus do esporte e, como não poderia deixar de ser, também em futebol: o Qatar Olympic & Sports Museum, de Doha (Catar) e o National Football Museum, de Manchester (Inglaterra). Para a alegria dos paraibanos, os organizadores identificaram em João Pessoa (PB) o local perfeito para sediar a exposição. A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, marca um golaço ao ceder um dos prédios dentro do complexo inaugurado em 2008, e projetado por Oscar Niemeyer, para a exposição que percorrerá inúmeros países durante nove anos, até chegar em Doha (Catar) à época da celebração da Copa do Mundo de Futebol, em 2022.

WE SPEAK FOOTBALL prevê uma incomparável experiência interativa e será rica em recursos audiovisuais. Em mais de 1,5 mil metros de quadrados de exposição serão exibidas relíquias dos mais de 150 anos do futebol mundial. Será possível conhecer e explorar a história que mostra como o futebol se espalhou pelo mundo; vivenciar os melhores gols e as mais bonitas jogadas; sentir a pressão que é bater um pênalti; a vivência de estar dentro de diferentes estádios e, como não poderia faltar, toda a emoção dos títulos conquistados pelo Brasil nas finais de Copa do Mundo.

“Estamos muito orgulhosos de trazer para o Brasil uma experiência tão grandiosa”, afirmou o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, ao assinar o termo de anuência da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. “João Pessoa tem uma localização privilegiada entre o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Ceará, estados com cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo”, explica. “É mais do que um compromisso firmado entre a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, o Qatar Olympic & Sports Museum e oNational Football Museum, da Inglaterra. É sobretudo um compromisso com o turismo, com a cultura, o cidadão, a imagem da cidade, os estudantes, famílias e visitantes de João Pessoa que poderão conhecer e inaugurar a maior exposição de futebol já vista em todo o mundo”, comemorou o prefeito.

Ao visitar a exposição WE SPEAK FOOTBALL, o público será levado às origens do futebol, reviverá a história da Copa do Mundo, conhecerá as principais estrelas do esporte e viverá as emoções e a diversidade que fazem deste esporte uma língua que todos nós falamos. Além disso, o futebol brasileiro será destaque em uma seção especialmente voltada ao futebol pentacampeão.

Por fim, os visitantes terão a oportunidade de testar as suas habilidades no esporte, chutar um pênalti ou até mesmo liderar a sua equipe favorita à vitória nos mais recentes videogames sobre futebol. A exposição vai além dos muros da Estação Cabo Branco e busca deixar um legado para a comunidade local. Assim, serão oferecidas uma série de atividades, incluindo palestras sobre os aspectos socioculturais do esporte, bem como eventos envolvendo a comunidade local, programas educativos e oportunidades de aperfeiçoamento profissional.

“O futebol é o esporte mais popular do mundo, é parte das nossas vidas e reflete a diversidade cultural de cada país. Nós estamos orgulhosos pela oportunidade de iniciar essa exposição pelo Brasil”, comenta o pesquisador e diretor do Qatar Olympic & Sport Museum, Dr. Christian Wacker. “Promover este evento grandioso junto com o National Football Museum, da Inglaterra, e inaugurá-lo no Brasil, em um local tão especial como a Estação Cabo Branco, nos traz muita alegria”, celebra.

O conceito da exposição foi desenvolvido pelas duas instituições e reflete o futebol como um fenômeno global no qual a pluralidade da comunidade mundial está inserida. “O futebol une milhões de pessoas em todo o mundo, não importando a idade, nacionalidade e cultura. É mais que um simples esporte, é uma parte importante da cultura global, capaz de unir o mundo todo”, afirma Kevin Moore, diretor do National Football Museum. “Mesmo pessoas que não falam a mesma língua compartilham a linguagem do futebol”, reforça. “Estamos muito contentes em trabalhar com o Qatar Olympic & Sports Museum e a Estação Cabo Branco nesta fantástica exposição internacional”.

 

Para mais informações visite: wespeakfootball.org

Sobre a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada no dia 3 de julho de 2008. O complexo possui mais de 8.500m² de área construída no bairro do Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa, na Paraíba. A Estação tem a missão de levar cultura, arte, ciência e tecnologia à população de forma gratuita. Além da proposta cultural, a Estação se apresenta como ponto turístico e  cartão–postal da cidade.Visite: http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco/

Sobre o Qatar Olympic & Sports Museum

O Qatar Olympic and Sports Museum (QOSM) é uma instituição voltada para a história do esporte e do patrimônio esportivo. Dentre seus propósitos, visa a preservar, conservar, investigar e apresentar os esportes e objetos esportivos do país e do mundo árabe. Além disso, fomenta a inclusão do Catar na comunidade esportiva e o posicionamento do Catar como sede para eventos esportivos internacionais. O QOSM é membro da Rede de Museus Olímpicos (Olympic Museums Network) desde 2006, dirigido pelo Museu Olímpico de Lausanne que promove os valores, a cultura e os ideais olímpicos.

Visite: http://www.qma.com.qa/en/

 

Sobre o National Football Museum, Manchester

O National Football Museum é o principal museu do gênero no mundo. Ele cuida de mais de 140 mil objetos e é a sede permanente da ‘Coleção FIFA’. O objetivo do Museu é explicar como e por qual motivo o futebol tornou-se ‘um jogo popular’ e uma parte fundamental do patrimônio e cultura da Inglaterra. Também visa a explicar por que a Inglaterra é o berço do esporte mais popular do mundo. Desde 2012, graças ao financiamento do Manchester City Council e do ERDF, o museu foi instalado no Manchester City Centre. Anualmente, mais de 450 mil visitantes nacionais e internacionais viajam para Manchester para conhecer a vasta coleção do Museu. Visite: www.nationalfootballmuseum.com

Informações para a imprensa:

Agência Tales Rocha

(5511) 98870-1089

(5511) 3253-3227

tales@talesrocha.com.br

cris@talesrocha.com.br

 

Secretaria de Comunicação de João Pessoa

Contato: Cacá Marthins – Secretário (83) 8610-5929 / (83)9915-0111

cacamarthins@gmail.com