Jomar Moraes Souto e Mário Quintana são os destaques do Augusto das Letras

Por - em 632

O poeta Jomar Moraes Souto e Mário Quintana serão os dois nomes debatidos nesta sexta-feira (27), dentro da programação do Augusto das Letras 2013, em seu penúltimo dia. O paraibano Jomar Moraes Souto, poeta da Geração 59, será o primeiro a ter a obra debatida, a partir das 10h, no Centro Cultural Joacil de Brito Pereira.

Com o tema ‘Jomar Moraes Souto e o Itinerário Lírico’, o jornalista e cronista Gonzaga Rodrigues vai discorrer sobre o escritor que transpôs para a poesia o lirismo ao abordar a cidade de João Pessoa com poesia. A mediação será realizada pelo jornalista, professor e escritor Willis Leal e o poeta, autor de vários livros infantis e integrante do Clube do Conto de João Pessoa, André Ricardo Aguiar.

O jornalista cultural e poeta paribano, Linaldo Guedes, chegou a classificar a obra de Jomar Moraes Souto, o ‘Itinerário Lírico da Cidade de João Pessoa’, como “o ponto de partida ideal para quem quer conhecer a história da capital de forma poética”. Jomar Moraes Souto fez parte da Geração 59, agrupamento artístico que inspirado no Movimento Modernista deu início a uma renovação na linguagem e estética na literatura paraibana.

Jomar Moraes Souto integrou o Clube de Poesia de João Pessoa, formado por 14 poetas: Celso Japiassu, Clemente Rosas Ribeiro, Geraldo Medeiros, João Ramiro Mello, Jomar Morais de Souto, José Bezerra Cavalcante, José Cabral, Jurandy Moura, Liana Mesquita, Luiz Correia, Ronaldo Cunha Lima, Tarcísio Meira César, Vanildo Brito e Marcos Aprígio de Sá. Em 1959, o livro “Antologia Geração 59” foi publicado dando corpo e nome ao movimento artístico cultural.

Quintana – A partir das 15h, o escritor, ensaísta e crítico Ronaldo Cagiano (SP) debaterá, no Augusto das Letras, a obra do poeta gaúcho de Alegrete, Mário Quintana, que morreu próximo dos 87 anos, no dia 5 de maio de 1994. Dono de escrita simples, mas multifacetada, Mário Quintana mantinha em suas poesias o espírito crítico, bom humor, traços do romantismo, realismo e modernismo. Encantava crianças e incitava adultos à reflexão. A mediação da palestra será feita por outro gaúcho, o poeta e agente cultural Lau Siqueira, radicado na Paraíba há década; e pelo escritor, poeta e professor de Gramática e Literatura, Léo Barbosa.

Entre as principais obras de Mário Quintana estão: “A Rua dos Cataventos” (1940), “Sapato Florido” (1946), “Espelho Mágico” (1951), “Porta Giratória” (1988), “A Cor Invisível” (1989), e “Velório Sem Defunto” (1990). Quintana dedicou uma atenção especial ao público infantil com os livros “O Batalhão das Letras” (1948), “Lili Inventa o Mundo” (1983) e “Sapato Furado” (1994).  Entre as antologias, destaque para “Antologia Poética” (1966), “Na Volta da Esquina” (1979), “Nova Antologia Poética”’ (1981) e “Ora Bolas” (1994).

Ao encerrar o debate sobre Mário Quintana será realizado o Sarau Literário comandando pela atriz Suzy Lopes, também no Centro Cultural Joacil de Brito Pereira.

Na edição 2013, o Augusto das Letras tem como tema ‘Oito Poetas de Sempre: Os Oito Poetas de Sempre: Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Jomar Moraes Souto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Paulo Leminski e Vinícius de Moraes’.

Augusto das Letras – 2013

Período:

23 a 28 de setembro

(segunda-feira a sábado)

 

Tema:

Oito Poetas de Sempre

 

Os poetas são:

Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Jomar Moraes Souto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Paulo Leminski e Vinícius de Moraes

 

Programação

Dia 27, sexta-feira – Centro Cultural Joacil de Brito Pereira

– 10h – Palestra-debate com Gonzaga Rodrigues (João Pessoa), jornalista e um dos principais cronistas da Paraíba

Tema: Jomar Moraes Souto e o “Itinerário Lírico”

Mediadores: Wills Leal (PB), professor, escritor e jornalista;

André Ricardo Aguiar (PB), poeta, membro do Clube do Conto de João Pessoa e autor de diversos livros.

 

– 15h – Palestra-debate com Ronaldo Cagiano (SP), escritor, ensaísta e crítico.

Tema: Mário Quintana

Mediadores: Lau Siqueira (PB), poeta gaúcho radicado na Paraíba, autor de livros e militante cultural na difusão da leitura e poesia;

Leo Barbosa (PB), escritor, poeta e professor de Gramática e Literatura.

 

– 17h – Sarau Literário conduzido por Suzy Lopes

 

Dia 28 – sábado – Casarão 34

– 8h às 12h – Oficina de Literatura Infanto-Juvenil, ministrada por Léo Barbosa

 

– 15h – Academia Paraibana de Letras

Palestra-debate com Carlos Aranha (PB), jornalista, poeta e um dos principais cronistas da Paraíba

Tema: Vinícius de Moraes

Mediador: Chico Pereira (João Pessoa), escritor paraibano.

 

– 17h – Sarau Literário conduzido por Suzy Lopes

 

– 19h30 – Encerramento – Usina Cultural da Energisa

  • Apresentação do ator Lima Duarte (Rio de Janeiro), com mediação de Amilton Pinheiro (São Paulo), jornalista, redator e autor de resenhas.
  • Show “Eu E Outras Músicas”, com adaptações de Gustavo Magno de poemas de Augusto dos Anjos e participação da Orquestra de Câmara do Município, com regência de Carlos Anísio.
  • Coquetel