Jornada orienta guardas municipais sobre direitos humanos e segurança

Por - em 158

Durante toda esta semana, 30 agentes da Guarda Municipal estão participando da ‘1ª Jornada Formativa de Direitos Humanos em Segurança Pública’, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que é vinculada ao Ministério da Justiça. O curso teve início na segunda-feira (16) e irá se estender até o dia 19 deste mês.

As aulas estão sendo ministradas pela equipe da Senasp no Hotel Ouro Branco, no Bairro de Tambaú, nos períodos da manhã e tarde. Homens do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar também participam da atividade, cujo objetivo é contribuir para a formação de uma cultura nacional de direitos e deveres humanos e de uma solidariedade ativa e paz social, além de instruir os agentes responsáveis pela segurança pública no tocante aos direitos humanos.

A equipe de facilitadores é formada por Rosa Maria de Almeida, doutora em Gerontologia e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS); Julio Alejandro, professor de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Jefferson Guimarães, bacharel em Estudos Sociais pela PUC/RS.

De acordo com o superintendente-adjunto da Guarda Municipal, tenente Anderson Henrique, dentro do conteúdo programático a ser trabalhado com os agentes da Guarda Municipal e demais participantes estão a ‘Visão Sistêmica da Produção da Violência’, a ‘Reflexão sobre os Fatores de Desumanização’, a ‘Memória Histórica da Segurança Pública no Brasil’, a ‘Construção Coletiva de um Novo Paradigma de Direitos Humanos em Segurança Pública’ e ‘Segurança Pública como um Direito Humano’.