Juíza da Vara de Violência Doméstica ministra palestra para servidoras da Emlur

Por - em 599

No início do mês, o Tribunal de Justiça da Paraíba lançou a campanha “Justiça pela Paz em casa – Nossa Justa Causa”, e nesta sexta-feira, 27, a partir das 8h, a juíza da Vara de Violência Doméstica Contra a Mulher, Rita de Cássia Andrade, estará proferindo uma palestra sobre o tema para as servidoras da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur). O evento, que faz parte da ação “João Pessoa – Espaço Mulher”, acontece na sede da autarquia, no Bairro dos Estados.

Convidada através de uma articulação da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), a juíza Rita de Cássia destaca a importância de trazer o Judiciário para mais perto das pessoas, e principalmente das mulheres, informando sobre essa campanha e falando um pouco mais sobre a Lei Maria da Penha.

“É um prazer estar em todos os espaços que somos solicitados, pois esse trabalho faz parte da nossa luta por uma sociedade mais justa, igualitária, que as mulheres tenham oportunidade de trabalho, um salário igual ao dos homens e que possamos exercer a cidadania plena entre homens e mulheres sem sofrer retaliações ou preconceitos”, explica a juíza.

Para a coordenadora da Divisão de Bem Estar Social (Dibes) da Emlur, Maria Aparecida Pontes, as servidoras terão a oportunidade de conhecer mais sobre a Vara de Violência Doméstica Contra a Mulher e tirar alguma dúvida sobre a Lei Maria da Penha: “Este é um momento que estamos construindo para elas, e esperamos a presença de aproximadamente 250 mulheres. Sabemos que esse tipo de informação é muito importante, e que elas precisam saber mais sobre os seus direitos e como funciona a justiça”.

Giucélia Figueiredo, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, enfatiza que as servidoras de Emlur também serão multiplicadoras do que será apresentado e compreendido durante a atividade: “Aqui elas vão aprender, tirar dúvidas, e conhecer mais como funciona o judiciário, e isso, com certeza, será levado para a sua comunidade e repassado para outras mulheres”.

Homenagens – Além da palestra com a juíza Rita de Cássia, também será feita uma homenagem para as mulheres que trabalham na Emlur. “Vamos homenagear as nossas servidoras, e algumas irão receber algo especial”, destaca Maria Aparecida Pontes.

Na programação da ação haverá um café da manhã, um momento cultural com apresentações teatrais e de dança, além de doações de cabelos para mulheres que passam pelo tratamento contra o câncer, e a coleta de assinatura para o projeto “Vem Cuidar de Mim”.

Justiça pela Paz em Casa – Desenvolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a “Justiça pela Paz em casa – Nossa Justa Causa” pretende dar visibilidade à Lei Maria da Penha e incentivar uma cultura de paz nos lares brasileiros.aa