Kassab visita obras do Minha Casa Minha Vida em JP e garante mais recursos para habitação
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), chegou a João Pessoa na manhã deste sábado (28) para inspecionar dois grandes conjuntos habitacionais em andamento na Capital: o residencial Vista Alegre, situado no Colinas do Sul, e o Nice Oliveira, na comunidade de Paratibe, no Valentina. Somadas, as duas grandes obras do programa Minha Casa Minha Vida vão beneficiar 2,8 mil famílias que vivem em situação de risco na Capital com infraestrutura, construção de creches, unidades de saúde, praças e equipamentos de esporte e lazer.
Ainda no aeroporto, o ministro foi recebido pelo prefeito Luciano Cartaxo e uma comitivade secretários e autoridades, que o conduziram pelas obras. Satisfeito com o andamento do programa em João Pessoa, Kassab destacou o volume expressivo de recursos conquistados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para o setor da habitação popular, mesmo em ano de cortes no Orçamento da União: “Apesar do cenário de crise, é gratificante constatar o contínuo avanço do Minha Casa Minha Vida pelo País. Só João Pessoa foi contemplada com 37,9 mil unidades de 2009 para cá, compreendendo as fases 1 e 2 do Minha Casa Minha Vida. Queremos que, até 2017, todas as 4,2 mil novas unidades previstassejam entregues”, espera.
Ocupando uma área de 120 mil metros quadrados e orçado em quase R$ 130 milhões, o Residencial Vista Alegre vai beneficiar 2.016 famílias com um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei), Unidade de Saúde da Família (USF), duas praças, mais quadras e ginásios. O espaço ainda comportará um ponto de apoio comunitário para a realização de eventos, além de um centro comercial.
Mais adiantado,o Condomínio Nice Oliveirapossui 776 unidades habitacionais, que irão tirar da situação de risco e do aluguel 3,1 mil pessoas.O prefeito Luciano Cartaxo garantiu manter o ritmo de obras, desta vez de olho na conclusão de dois outros condomínios populares, cujas obras já começaram: o Novo São José, em Manaíra, com 336 casas, mais 400 outras na comunidade Saturnino de Brito, no Distrito Mecânico.
“Este é o maior investimento público destinado à habitação. Esperamos entregar até o primeiro semestre de 2016 mais 1000 novas moradias só na região do Gramame. Para todas essas famílias, isso não significa só ter onde morar – reverte-se em mais qualidade de vida, segurança e desenvolvimento”, declarou.
Ao final da estada na Capital, o ministro Kassab conheceu as obras de revitalização da Lagoa do Parque Sólon de Lucena, que adentrou a fase de pavimentação do parque, em paralelo à conclusão da etapa de infraestrutura, que compreende a conclusão do túnel para evitar alagamentos, desassoreamento, construção do anel sanitário e do novo muro de contenção.