Kloeckner e Fedorova tocam Schumman e Franck na Igreja São Francisco nesta terça-feira (2)

Por - em 483

Benedict Klöckner violoncelo alemanhaPremiados nas mais importantes competições internacionais, o cellista alemão Benedict Kloeckner e a pianista ucraniana Anna Fedorova fazem encontro único – e desde já, imperdível – na Igreja São Francisco, na terça-feira (2), às 20h, como parte da programação do II Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.

O festival é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com patrocínio do BNDES. Ambos os instrumentistas são estrelas de primeira grandeza da música erudita e realizam recital único no Brasil, com Schumman e Cesar Franck no repertório.

Sobre o programa – A Fantasiestücke op. 73 foi escrita em 1849 pelo compositor romântico Robert Schumann. Apesar de originalmente planejada para clarinete e piano, Schumman determinou que a parte reservada à madeira também poderia ser reproduzida em viola ou violoncelo. Kloeckner tocará a primeira das três peças da obra. Já a Sonata em lá menor do belga Cesar Franck é considerada uma das mais sofisticadas já compostas desde sempre. Foi escrita em 1886.

Os intérpretes:

O alemão Benedict Kloeckner venceu importantes prêmios em competições internacionais, como o Prêmio da União Europeia de Radiodifusão, em Bratislava, o Grand Prix Emanuel Feuermann de Violoncelos (Berlim), a Competição de Animadores-Solo (Zurique) e o prêmio Nicolas Firmenich no Festival Verbier. É violoncelista-solo das mais renomadas orquestras, como a Rádio Alemã, a Sinfônica NDR, as Rádios Eslovaca e MDR, a Camerata Báltica, a Orquestra do Estado Alemão e as Cameratas de Berlim e de Praga. Em novembro, tocou com Anne Sophie Mutter, nos EUA e Canadá. Tem diversos discos gravados, finalistas de prêmios na Alemanha. Foi aluno na Karlsruhe e concluiu o mestrado na Academia de Performance Internacional de Kronberg.Anna Fedorova ucrânia piano

Anna Fedorova nasceu na Ucrânia. A jovem virtuose vem arrebatando todos os principais prêmios dos concursos internacionais de piano: o Rubinstein, na Polônia, em 2009, o Fréderic Chopin para Jovens Pianistas, em Moscou, o Concurso de Lyon, na França, e o prêmio do Verbier Festival. Estudou no seu país e na Royal College de Londres. Tem feito concertos em diversos locais da Europa e Américas do Norte e do Sul. Só em 2014, salas de renome mundial, como a Concertgebouw de Amsterdã e a Sala Verdi de Milão, assim como os festivais de Annecy e Anvers–sur-Oise, na França, ouviram a pianista.

Serviço:

Dia 2, terça – 20h

Local: Igreja São Francisco (Praça São Francisco)
Benedict Klöckner (Alemanha/violoncelo), Anna Fedorova (Ucrânia/piano)

Entrada gratuita

Programa:

R. Schumann: Fantasiestücke op 73

Zart und mit Ausdruck

Cesar Franck: Sonata em Lá maior

1- Allegretto ben moderato     

2- Allegro   

3- Ben moderato (Recitative-Fantasia)      

4- Allegretto poco mosso