Lançamento da ‘We Speak Football’ atrai atenção da mídia nacional e internacional
Dezenas de jornalistas de todo o Brasil estiveram em João Pessoa na manhã desta terça-feira (18) para a apresentação oficial da “We Speak Football”, a maior exposição sobre o futebol já realizada na história. Os profissionais conheceram a estrutura da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, que vai sediar o evento, e conversaram com o prefeito Luciano Cartaxo e com os organizadores da amostra: o diretor do 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum, de Doha (Catar), Christian Wacker, e do National Football Museum, de Manchester (Inglaterra), Kevin Moore.
O prefeito Luciano Cartaxo deu as boas vindas ao grupo, e garantiu que a cidade fará todo o esforço possível para garantir a realização de um grande evento. “Nossa cidade reúne todas as condições necessárias para abrigar um evento desta natureza e, com certeza, vamos estar prontos para oferecer toda a estrutura necessária para acolher turistas de todo o mundo e colocar João Pessoa na rota da Copa do Mundo”, declarou.
Um dos profissionais de imprensa que vieram conferir de perto a preparação para a exposição foi a repórter Eleonora Gosman, enviada do Jornal Clarín, da Argentina. “Fiquei impressionada com a cidade e a estrutura. Quando chegamos a local como este percebemos logo: aqui está acontecendo algo diferente. Fiquei muito bem impressionada”, declarou.
A imprensa nacional também esteve presente, com correspondentes dos principais veículos de comunicação do país. O jornalista Ilo Santiago Júnior, do Diário do Nordeste, em Fortaleza, revelou estar animado com a realização do evento. “Este será de fato um evento estratégico para João Pessoa e que obterá uma grande repercussão. Ficamos impressionados com a estrutura e com tudo o que está sendo preparado para a mostra”.
A exposição – A mostra “We Speak Football”, do inglês “Nós Falamos Futebol”, é uma exposição pioneira em todo o mundo, reunindo o acervo dos dois principais museus sobre o esporte: o 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum e do National Football Museum. No total, cerca de mil peças serão trazidas a Capital e montadas em uma estrutura com 1,5 mil metros quadrados, que poderá ser visitado pela população e pelos turistas de 3 de julho a 19 de outubro.
Espelhando-se em uma partida de futebol, a exposição será dividida em dois tempos. No primeiro, que corresponde à primeira parte do trajeto, os visitantes terão acesso à história do futebol, entrando em contato com vídeos, fotos e objetos que marcaram os 150 anos do esporte. Entre as peças confirmadas estão a bola da partida final da Copa de 1930 e a réplica da Taça Jules Rimet de 1966, cuja original foi roubada depois de ter sido conquistada pelo Brasil.
Esta parte da mostra ainda trará espaços especiais com referência aos grandes craques da bola, aos principais fatos e curiosidades da Copa do Mundo de Futebol e à cultura dos torcedores de cada região do planeta.
No segundo tempo, a teoria dá lugar à prática e o objetivo principal é garantir a interação entre o público e o esporte. Neste espaço, os visitantes vão poder testar suas habilidades, chutar pênaltis, testar suas reações como goleiro e desenvolver passes com um veloz “Um-Dois”. Há também a possibilidade de viajar no tempo e experimentar os antigos jogos de fliperama.