Literatura e brincadeiras populares são temas de oficina para crianças

Por - em 1478

funjope_oficina_foto_manoelmartiliano (12)Vinte e cinco crianças e adolescentes, a maioria da comunidade Yayá de Amorim, do bairro de Miramar, estão reaprendendo o valor das antigas brincadeiras populares, literatura, cantigas e frevo. É que o grupo participa de uma oficina de atendimento multidisciplinar oferecida no Centro Cultural Muriçocas do Miramar, que funciona em uma casa situada nas proximidades da praça.

A oficina foi uma das selecionadas em edital da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) por se destacar pela inclusão social pela via pedagógica. Quem toca o trabalho de segunda à sexta-feira é a advogada Marília Rosado e a arte-educadora Thiala Gomes. “Logo que as crianças chegam, a gente abre um círculo de socialização para começarmos o trabalho lúdico”, explica Thiala. Mais importante que brincar, é que eles aprendem a fabricar o brinquedo, com linha, garrafa pet e material reciclado que recolhe em casa. Tudo vira matéria-prima para a criatividade.

Depois começa a contação, um momento em que a criançada, na fase frenética dos 8 aos 12 anos, aproveitam para acalmar os ânimos e soltar a imaginação. Num mundo repleto de apelos digitais para eles, chamar a atenção dos pequenos para atividades que eram moda no passado não é tarefa fácil, mas requer esforço compensador. “Todas as atividades estimulam a cognição infantil na medida em que as crianças desenvolvem um espírito participativo e de ajuda mútua, a coordenação motora, os ofícios manuais e o gosto pela leitura”, afirma a arte-educadora.funjope_oficina_foto_manoelmartiliano (6)

Oficinas culturais – As oficinas culturais de bairros contemplam, entre outras, atividades de artesanato, cultura popular, culinária, artes cênicas e visuais, dança, educação ambiental, capoeira, literatura e música.

O projeto beneficia em média 600 pessoas, entre crianças e jovens de diversos bairros da capital, atuando na propulsão da vocação artística e cultural de cada comunidade.

A relação das oficinas selecionadas pode ser consultada pelo link http://goo.gl/9zjKDe. As ações começaram a ser realizadas desde 4 de agosto e vão até 19 de dezembro.