Luciano Agra decreta luto de três dias pela morte de Oscar Niemeyer

Por - em 425

O prefeito Luciano Agra decretou luto de três dias pela morte do arquiteto Oscar Niemeyer, falecido na noite de quarta-feira (6), no Rio de Janeiro. “Oscar foi um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Como Prefeito e arquiteto decreto luto oficial como tributo ao grande mestre”, disse.

Para Agra, Oscar Niemeyer fez parte de um grupo de arquitetos que imaginava poder ajudar a criar um mundo melhor através de uma nova arquitetura, integrada com todas as artes plásticas. “Ele foi o último sobrevivente dessa geração de verdadeiros titãs da arquitetura internacional. Apesar de não alcançar realizar essa utopia, ele e os demais, mudaram para sempre os edifícios e as formas das cidades”, afirmou.

“Oscar se destacou dos demais pela ousadia que imprimia às suas obras. Tratava-se de um homem de convicções políticas, um cidadão do mundo, engajado na luta pelos oprimidos”, completou.

Estação Cabo Branco – João Pessoa possui uma obra do grande mestre da arquitetura, a Estação Cabo Branco. Inaugurada no dia 03 de julho de 2008, o complexo possui mais de 8.500 metros quadrados (m²) de área construída no bairro do Altiplano Cabo Branco. A Estação tem a missão de levar cultura, arte, ciência e tecnologia à população de forma gratuita.

O edifício está sobre um espelho d`água. Possui três andares. No primeiro pavimento um amplo espaço para exposições permanentes e temporárias. No segundo piso além do espaço permanente para exposições, dispõe ainda de uma sala de audiovisual. E no terceiro andar o espaço panorâmico, também conhecido por mirante, onde o visitante tem uma visão da orla marítima da cidade de João Pessoa.

O prédio tem capacidade para 501 pessoas e duas salas para convenções com 200 lugares, além de um conjunto de salas especiais para a formação artístico-cultural de alunos da rede pública, além de um anfiteatro projetado para acomodar 300 pessoas sentadas.