Luciano Cartaxo apresenta projeto de reestruturação e requalificação total da Epitácio Pessoa e via será transformada em Avenida Passeio

Por Arthur Araújo - em 2417

Uma via mais acolhedora, acessível e pensada para receber pessoas. Esse será o novo conceito da Avenida Epitácio Pessoa após obra apresentada na manhã desta segunda-feira (16) pelo prefeito Luciano Cartaxo, no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria. A intervenção vai transformar a principal via da Capital em uma Avenida Passeio, mais moderna e humana. O projeto alia tecnologia e urbanismo com o intuito de proporcionar um ambiente de permanência, aliado a um melhor compartilhamento dos espaços entre os diversos modais de trânsito.

“A Avenida Epitácio Pessoa tem um significado muito especial para a nossa cidade e será reestruturada de ponta a ponta”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo. “Por ela trafegam 51 linhas do transporte coletivo e um volume imenso de outros veículos, sendo um importante elo de ligação entre o Centro e a praia. Com essa obra a Epitácio vai se tornar mais humana, recebendo pedestres com mais conforto e segurança e passando também a ser espaço de permanência”, complementou.

A obra da Epitácio deverá ser iniciada em janeiro de 2020, com investimento de aproximadamente R$ 8,5 milhões, sendo estes recursos próprios. Com o projeto, a Epitácio Pessoa vai ganhar 10,5 km de calçadas padronizadas, todas com piso tátil para possibilitar um deslocamento autônomo e seguro a deficientes visuais. As esquinas serão rebaixadas nos pontos de travessia para garantir maior acessibilidade. Já as faixas de pedestre, 76 no total, terão iluminação inteligente, ou seja, haverá iluminação própria no momento da travessia.

Além de toda a acessibilidade, a via vai ganhar ilhas de convivência, que juntas vão comportar 102 bancos. A Epitácio ainda vai contar com 129 lixeiras; 50 novas árvores (passando a contar com 371); 315 m² de novas áreas verdes e florais; canteiro central com 7,5 mil m² de pedras portuguesas e acréscimo de 20 abrigos de ônibus. “Será uma Avenida pronta para receber a população com qualidade e, ao mesmo tempo, garantir mais fluidez e eficiência ao transporte público”, explicou a secretária Municipal do Planejamento, Daniela Bandeira.

A avenida – A Epitácio Pessoa, que teve sua construção iniciada na última década de 20, conta com 5,5 km de extensão no sentido praia e 5 km em direção ao Centro. A via já recebeu diversas intervenções da Prefeitura Municipal de João Pessoa para qualificá-la para a população.

Para melhorar a segurança e facilitar o deslocamento à noite a via recebeu 448 pontos de iluminação em LED. O transporte público também passa por lá com maior agilidade graças aos 7,4 km de faixas exclusivas, que reduzem o tempo do percurso dos ônibus.

Quem anda de carro também pôde sentir a redução dos congestionamentos devido aos semáforos inteligentes, que detectam sozinhos o sentido de maior fluxo, determinando o tempo de verde e vermelho de acordo com a demanda de cada momento. Além disso, a via é monitorada diariamente por 10 câmeras da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que detectam problemas e possibilitam ação imediata de agentes.

 

Confira o link da apresentação: https://we.tl/t-obQvh0TpLY