Luciano Cartaxo defende políticas integradas na abertura do Fórum de Segurança Urbana
Criar um espaço de discussão e debate de estratégias para a adoção de políticas públicas de prevenção à violência. Este é o objetivo do I Fórum de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, que foi aberto na noite desta sexta-feira (17) no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus de João Pessoa, com a presença do prefeito Luciano Cartaxo.
O evento, que é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), pretende ainda estreitar as relações entre as instituições que lidam com a segurança pública para fomentar, integrar e facilitar as ações combate à violência.
Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Cartaxo destacou a importância da união de esforços, marcada pelo envolvimento dos diversos segmentos representados na abertura do Fórum. “Aqui estão reunidas entidades de classe, ONGs, líderes religiosos, representantes de diversos poderes e civis que estão preocupadas em encontrar uma solução real para o problema da violência. Juntos nós podemos desenvolver e aplicar políticas públicas que vão trazer de volta a segurança, a tranquilidade e a qualidade de vida”, destacou.
O prefeito ainda destacou a necessidade do envolvimento dos municípios como incentivador e idealizador deste debate. “Os municípios ficaram às margens desta questão por um longo tempo, mas agora muitos deles estão atentos ao tema e tomando posição. João Pessoa faz isso de maneira ousada e responsável. A Prefeitura poderia ter cruzado os braços e se acomodado no entendimento de que o problema é apenas da União e do Estado, mas nós chamamos a responsabilidade para nós porque o nosso entendimento é de que a garantia de segurança é um dever de todos”, afirmou.
O secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim, destacou a importância do envolvimento de todos para que a violência seja enfrentada de forma eficiente. “Ninguém consegue resolver esse problema sozinho. Se não nos unirmos não vamos conseguir dar conta deste tema que preocupa tanto a sociedade”, afirmou.
A importância do envolvimento dos municípios na questão foi defendida pelo secretário de Estado da segurança, Cláudio Lima, que aprovou a criação da Semusb. “Parabenizo ao prefeito pela determinação de fazer a sua parte pela segurança pública e digo que não dê ouvidos a quem criticou a ação. O que não falta na área de segurança são coisas a serem feitas e este novo setor, comandado por Geraldo Amorim, certamente terá um papel decisivo para que consigamos chegar aonde queremos”, afirmou.
A abertura do Fórum também contou com a participação de lideranças políticas, como o deputado estadual João Gonçalves e o vereador Santino; de entidades envolvidas e preocupadas com a questão, como a Ordem dos Advogados do Brasil, representada pelo advogado Gustavo Rabay, e o Movimento Paz, Almir Laureano; além de lideranças religiosas, como o Padre Francisco Azevedo, que representou a Arquidiocese da Paraíba, e da Mãe Tuca, diretora da ONG Casa de Cultura.