Luciano Cartaxo participa de homenagem aos 67 anos da Câmara Municipal de João Pessoa

Por - em 225

13.11.2014_Câmara67anos_foto_JulianaSantos (64)O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, prestigiou, na tarde desta quinta-feira (13), a sessão solene em homenagem aos 67 anos de reinstalação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) após a redemocratização. Na ocasião, ele falou da importância da casa parlamentar como local que constrói grandes líderes políticos paraibanos e destacou que é através da formação e experiência de 12 anos como vereador que tem hoje a oportunidade de realizar ações que eram lutas históricas da população debatidas no plenário da Casa de Napoleão Laureano.

A solenidade aconteceu no plenário da CMJP e foi proposta pelo presidente, Durval Ferreira. Na ocasião, houve também a outorga do Título de Cidadã Pessoense à historiadora Irene Rodrigues da Silva Fernandes, autora de uma cartilha educativa que resgata os símbolos da cidade, lançada no evento. A homenagem contou com a participação dos vereadores, além de ex-vereadores como Edmilson Soares, Hervázio Bezerra e Domiciano Cabral.

Durante seu discurso, o prefeito Luciano Cartaxo destacou que teve a oportunidade de ser vereador durante três mandatos e destacou debates travados pelas bancadas que hoje ele tem buscado apresentar soluções para a população. “O que mais me emociona e ao mesmo tempo demonstra que nós estamos mantendo uma postura de coerência política é que os doze anos que passei nesta Casa estão servindo muito de experiência para o que estou fazendo na Prefeitura de João Pessoa”, disse13.11.2014_Câmara67anos_foto_JulianaSantos (49).

Entre as ações desenvolvidas e que são reflexo dos momentos de luta enquanto parlamentar, Cartaxo destaca a construção de creches, contratação de 1.300 aprovados no concurso da saúde e o passe livre para os estudantes. “Nós fizemos audiência aqui no primeiro mandato de vereador sobre as creches, fomos parar no Ministério Público pedindo que as creches fossem abertas também durante o período de férias e hoje, olhando para aquilo que lutávamos naquela época, vejo que estamos montando uma verdadeira rede de creches com um padrão jamais visto na cidade”, citou.

Ele também lembrou que a área de saúde também tem tido conquistas a partir de questões que ele defendia quando era vereador. “O debate em relação ao melhoramento no atendimento à saúde, temos hoje uma UPA em funcionamento, duas em construção e vamos iniciar no próximo ano mais duas UPAs, uma nos Bancários e outra no Geisel. A regularização dos agentes comunitários de saúde. Todos se lembram que esta Casa ficou praticamente um mês com os profissionais morando aqui dentro. O debate dividiu as bancadas, foi um marco nesta Casa e hoje como prefeito eu coloquei em prática e é uma realidade”, lembrou.

Além disso, o prefeito afirmou que hoje como prefeito tem buscado manter uma boa relação com a Câmara Municipal e tem encontrado na instituição uma boa parceria para avançar na cidade de João Pessoa. “A Câmara tem este papel de ter uma relação próxima com o sentimento da cidade e é muito importante na condição de prefeito valorizar este Poder. Não é a toa que temos cinco vereadores compondo nosso governo, essa é a maior demonstração da nossa parceria com a instituição. Como prefeito tenho feito muito pela cidade e divido isso com a Câmara que tem sido uma grande parceira”, declarou.

Homenagem aos vereadores – O presidente, Durval Ferreira, prestou uma homenagem aos 27 atuais vereadores e ex-vereadores que passaram pela Casa, com uma réplica da Câmara Municipal confeccionado por um artesão local. Entre os homenageados estãoo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB); o Luciano Cartaxo (PT) e os deputados estaduais Wilson Braga (PMDB), Aníbal Marcolino (PSL) João Gonçalves (PSD), Domiciano Cabral (DEM), Edmílson Soares (PEN) e Hervázio Bezerra (PSB).

Durval Ferreira ainda afirmou que todos têm dado uma contribuição significativa para o desenvolvimento da Capital Paraibana. “Todos os parlamentares que por aqui passaram contribuíram e contribuem para a redução das desigualdades sociais, para o equilíbrio econômico e crescimento ordenado e sustentável. Ao longo desses anos, tudo que iluminou nossas mentes nós investimos na construção de uma cidade mais justa, fraterna e igualitária”, disse.