Luciano Cartaxo participa do São João do Idoso e defende políticas específicas no setor
Foi em clima de festa que mais de 900 idosos se reuniram, na tarde desta sexta-feira (28), no Clube da Pessoa Idosa, no Altiplano. Eles participaram do São João do Idoso, evento realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio do Instituto de Previdência Municipal (IPM). O evento contou com a participação do prefeito Luciano Cartaxo e da primeira-dama, Maísa Cartaxo, e foi uma oportunidade de defesa da inclusão e da criação de políticas públicas para a pessoa idosa.
O prefeito Luciano Cartaxo afirmou que uma festa como aquela era muito importante por representar exatamente a forma como a Prefeitura quer tratar as pessoas. “Nossa orientação para todos os secretários é que seja feito um governo humanizado. Carinho e cuidado são fundamentais e a prova disso é o sorriso das pessoas hoje”, declarou. Ele ainda reafirmou a intenção de trabalhar muito pelos idosos. “Queremos uma política bem definida direcionada para este grupo, que garanta inclusão, acessibilidade, eventos e geração de renda. Isso é valorizar o cidadão”, afirmou.
A festa contou com a presença de idosos que frequentam o Clube da Pessoa Idosa e outros atendidos pela Coordenação da Pessoa Idosa, ligada à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Humano. Pela primeira vez, o evento também contou com a participação de outras entidades destinadas ao cuidado dos idosos, como o Lar da Providência, a Vila Vicentina e a Associação de Promoção do Ancião (Aspan).
De acordo com o diretor do IPM, Pedro Alberto Coutinho, o convite às instituições é uma forma de promover a confraternização e a troca de experiências entre os grupos. “A Prefeitura nunca tinha feito esta junção, mas ela acontece hoje aqui para fortalecer ainda mais o evento. Isto tudo é uma demonstração do carinho e do respeito que a PMJP possui pelo idoso. É uma festa onde reina o amor e o carinho”, declarou.
Alegria – No salão de dança, ninguém parecia preocupado com a idade. Ao som da banda Forró Caçuá, os presentes não pararam de dançar, fosse sozinhos ou em pares. Dona Severina Marques nem quis revelar a idade. “Basta dizer que eu tenho mais que 60”, mais não escondeu a alegria de participar da festa. “Tá tudo uma maravilha. Muita comida, muito forró, muita animação. Eu espero que se repita sempre”, declarou.
Dona Helena da Conceição, por outro lado, não teve escolha. “Vai completar 87 na próxima semana”, denunciou uma amiga. Para Helena, é muito bom ter uma festa preparada só para eles. “É maravilhoso. Podemos nos divertir, comer, dançar e, melhor que tudo, fazer isso na companhia dos nossos amigos. Não tem como melhorar”, afirmou.
A festa – Além do forró incessante e da fartura nas comidas juninas, o São João dos Idosos contou com muitas atividades. A programação incluiu quadrilhas juninas, casamento matuto, a escolha da rainha do milho e ainda muitos sorteios, com prêmios como balaios juninos.