Luciano Cartaxo prestigia abertura de Fórum Nacional de Conciliação e Mediação

Por Flávio Asevêdo - em 1395

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, prestigiou, na tarde desta segunda-feira (14), a abertura do III Fórum Nacional de Conciliação e Mediação (Fonacom), evento realizado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). O encontro de desembargadores e juízes federais, segundo o prefeito, é mais um exemplo da posição estabelecida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que colocou a cidade como local importante para grandes eventos e encontros nacionais. O fórum acontece até a próxima quarta-feira (16) em um hotel no bairro de Manaíra, e conta com a presença dos ministros Reynaldo Fonseca e Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“É muito importante João Pessoa receber este tipo de evento, porque valoriza a cidade, coloca João Pessoa na vitrine nacionalmente como cidade com porte para realizar grandes encontros não só de magistrados, mas de outros segmentos também. E viemos aqui para prestigiar e recepcionar os ministros e juízes federais presentes no encontro. Considero muito importante esta harmonia entre os poderes, e nós estabelecemos este diálogo franco com o Tribunal Regional Federal da 5ª Região”, afirmou Luciano Cartaxo.

O evento é importante por reunir desembargadores e juízes federais para debater as experiências exitosas nas áreas de conciliação e da mediação no âmbito da justiça em todo o país, como explicou o desembargador federal e coordenador geral do evento, Rogério Fialho, do TRF5. “A Justiça Federal Brasileira é dividida em cinco regiões, então cada juiz, naturalmente, adota suas práticas e posturas proativas em relação à conciliação e mediação. Estes fóruns têm o objetivo de trocar experiências, demonstrar as experiências exitosas de cada uma das cinco regiões, para que elas sejam levadas para as outras regiões e muitas vezes aperfeiçoadas”, declarou.

O Fórum contará também com a presença do ministro presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro; a ministra da Advocacia Geral da União (CGU), Grace Mendonça; o desembargador federal do TRF5, Manoel Erhardt; o coordenador da Conciliação na 5ª Região, desembargador Paulo Cordeiro; e a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Daldice Santana.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o juiz Roberto Veloso, destacou a importância da conciliação para a diminuição do acervo processual. “Nós temos no Brasil 100 milhões de processos em andamento, um estoque muito elevado, e uma das saídas para a diminuição desses estoques é justamente a conciliação. Por isso estamos aqui, neste evento que é uma experiência exitosa e que tem dado bons resultados. Há de fato uma diminuição do acervo processual em todas as justiças, Federal, do Trabalho e Estadual, e o curso de conciliação e mediação vem ocupar este espaço porque até bem pouco tempo a conciliação não era culturalmente utilizada na Justiça Federal”, declarou.