Mães do Método Canguru da maternidade Cândida Vargas participam de homenagem com o prefeito
Mônica Melo
Nesta sexta-feira (6), as mães da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) do Instituto Cândida Vargas foram prestigiadas com um almoço alusivo ao dia das mães, que será comemorado no próximo domingo (8). Atualmente, o local abriga 16 mães cujos bebês nasceram prematuros e precisam de cuidados especiais.
O prefeito Lucianao Cartaxo participou do almoço e na ocasião conversou com as mães e funcionários do setor. “Hoje de manhã entregamos o 13º Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) e agora estamos visitando essa maternidade que é referência. Essa homenagem a essas mães demonstra o afeto dos nossos profissionais com as nossas crianças”, afirma o Prefeito.
Esse momento de descontração e confraternização é esperado por muitas mulheres que tem bebês nascidos prematuramente. Do momento do nascimento até a criança atingir o peso mínimo de 1,6kg, e isso pode demorar, as mães ficam junto com eles no local o tempo inteiro. “Devo permanecer seis meses aqui. A gente acaba se acostumando com a rotina, mas essas atividades que provocam mudanças na nossa rotina são muito boas”, conta Silmara Francelino da Silva.
Mãe de gêmeos, Silmara chegou ao local no dia 31 de março. O bebê que nasceu mais debilitado ainda está na incubadora, enquanto o mais forte já está utilizando o método Mãe Canguru. Assim que o primeiro deixar a incubadora, também utilizará o método.
O método Mãe Canguru é um modelo de assistência humanizada que atende, em sua maioria, as mães de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, voltado para a melhoria da qualidade do cuidado. O bebê fica agarrado com sua mãe, pele a pele, durante a maior parte do tempo. No Instituto Cândida Vargas (ICV), o método foi implantado há 15 anos.