Mais de 10 mil pessoas já participaram de oficinas no Ponto ‘Cem’tífico
Quem ainda não visitou o Ponto ‘Cem’tífico, instalado no Ponto Cem Réis no Centro da Capital pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), tem até a próxima sexta-feira (28) para conhecer esse projeto pioneiro que está sendo considerado um verdadeiro sucesso pelos organizadores, que estimam ter recebido mais de 10 mil visitantes, e pelo público que está participando das atividades desde o último dia três de outubro.
O evento é desenvolvido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e começou durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com diversas atividades oferecidas para a população, como cursos, palestras, oficinas, workshop, fórum de discussão e apresentações culturais que sempre abordam o tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”.
O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Marconi Maia, disse que de acordo com o balanço parcial do evento, que vai entrar na última semana, já passaram pelo auditório do evento mais de 10 mil pessoas, sem falar nas pessoas que participam dos diversos cursos oferecidos no projeto. “O êxito do Ponto ‘Cem’tífico já está garantido porque a população de João Pessoa atendeu o chamado. O povo veio, viu as aulas de robótica, fez curso de design, de redes sociais, internet, corte e costura, fez também o curso de DJ, de rádio web. Então, eu só posso pontuar como um marco de felicidade, graças ao empenho da gestão comandada pelo prefeito Luciano Agra, que traz até o cidadão comum as ações das secretarias”, destacou.
Oficinas – A instrutora da Oficina de Moda e Customização disse que o curso já é um sucesso para eles que fazem parte da Estação da Moda. “A gente nem esperava, o número de alunos inscritos superou as nossas expectativas. Em torno de 100 pessoas já passaram pelo nosso Stand e já saíram com a sua camisa construída e customizada. Para nós que trabalhamos na Estação da Moda é uma satisfação enorme”, disse Lailane Melo.
Luana dos Santos, aluna da Oficina de Moda e Customização disse que durante o evento, além de aprender a trabalhar com maquiagem, aprendeu a customizar uma peça de roupa. “É mais uma oportunidade que se abre, a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Capital, já tem esses projetos nos bairros, mas, muitas pessoas não conhecem. No entanto, como estamos no coração da cidade as pessoas passam e procuram os cursos. É interessante saber que existe pessoas que ainda hoje não sabem o que é um ‘mouse’ e que a PMJP fornece esses cursos de tecnologia e moda de graça, explicou.
E na Estação Digital instalada no evento vários jovens usaram os computadores gratuitamente para acessar a internet e fazer cursos básicos de informática, ministrados na própria Estação do Ponto ‘Cem’tífico. “A demanda tem sido muito boa desde o primeiro dia. Aqui são oferecidos cursos básicos como, Windows, Word, Excel, Redes Sociais, Design Gráfico e aqueles que não conseguiram fazer esses cursos aqui, procurem a Estação Digital do bairro onde mora. A tendência deste evento é crescer e melhorar a cada ano, porque esse aqui é o melhor ano do projeto desde 2007, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este evento veio para ficar porque agrega informação e ajuda aqueles que não têm condições de ter um computador em casa”, explicou Bruno Trindade, instrutor da Estação Digital.
Janilde Guedes responsável pelo Stand da Secretaria Municipal de Educação e Cultura disse que a Sedec recebeu o convite da Secitec e aceitou o desafio. “Nós aceitamos este convite como mais um desafio a ser vencido. Esse ano foi fantástico, porque nós tivemos um mês de workshop e tivemos o cuidado de ampliar o número de vagas oferecidas aos interessados em participar das sete oficinas disponíveis. Sem falar que nesta última semana de Projeto teremos apenas a Oficina de Robótica Educativa que foi a que teve maior repercussão no nosso Stand”, comentou.
O Projeto Casa Brasil é um Projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa que também marcou presença. Nos três Stands da Casa Brasil, foram colocados os representantes de alguns módulos de Telecentro, Laboratório Multimídia e de Rádio e o último representando a Sala de Leitura e a Biblioteca. “A demanda está muito boa, todos estão vindo para cá e estão lotando as salas do Telecentro, de Aplicativos livres, de DJ, de Rádio Web e a Biblioteca está atendendo a quem passa pelo Ponto ‘Cem’tífico, falou Leandro Abraão, coordenador do Laboratório Multimídia da Casa Brasil.
Cursos oferecidos:
Stand – Projeto Estação Digital (Secitec)
Curso de Design Gráfico
Curso de Redes Sociais
Oficinas de Editor de Texto
Oficinas de Planilha Eletrônica
Acesso livre à Internet
Stand – Projeto Casa Brasil João Pessoa (Secitec)
Laboratório de Rádio
Sala de leitura
Oficina de Multimídia
Oficina de Rádio
Oficina de Aplicativo Livre
Oficina de Internet
Acesso livre à Internet
Stand – Projeto Estação da Moda (Secitec)
Curso de costura de camiseta / customização
Oficina de Produção de Foto Beleza (antes e depois)
Exposições
Stand – Semam
Oficina Geotinta
Oficina Plantas Medicinais
Oficina Reciclagem de Papel
Demonstrações: Ecocine, Teto Verde, Forno Solar, Maquete Dinâmica, Mini Estação Meteorológica, Zoo que veio do lixo, Animais taxidermizados do Museu, Minhocário
Exposição do mini viveiro didático e do meliponário didático (abelhas nativas sem ferrão)
Distribuição de folders e mudas de planta nativas da Mata Atlântica
Stand – Sedes
Atividades de artesãos e culinaristas
Atividades culturais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e dos Centros de Referência da Cidadania (CRCs).
Stand – Sedec
V Workshop de Tecnologia na Educação: Novas Tecnologias na Educação
Oficina de Livro Virtual
Oficina de Hipertexto
Oficina tira dúvidas de Linux
Oficina de educação e robótica – arena robótica educacional p/ desafios
Mostra das Feiras de Ciência dos alunos do Ensino Fundamental I e II da rede pública