Mais de 50 mulheres participam de projeto de prevenção de LER e DORT

Por - em 665

Eliane Cristina

Mais de 50 mulheres artesãs e agricultoras inseridas nos programas sociais da Prefeitura Municipal de João Pessoa participaram, na manhã desta quinta-feira (25), do lançamento do projeto ‘Espaço Mulher: Promovendo a Saúde e Mantendo o Trabalho’. O objetivo da ação, realizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM), é promover a prevenção de LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho).ProjetoEspaçoMulher_FotoGilbertoFirmino (17)

O encontro aconteceu no Central de Comercialização da Agricultura Familiar (CECAF), no bairro do José Américo. No local, as mulheres participaram de palestra sobre prevenção às lesões por esforço repetitivo, além de receberem orientações sobre diretos trabalhistas com relação ao afastamento do trabalho por motivo de saúde e aposentadoria.

Ainda no evento, as artesãs e agricultoras fizeram aula de Yoga e participaram de práticas de auriculoterapia e reflexologia com terapeutas do Equilíbrio do SER. Na etapa de avaliação, foi detectada que algumas mulheres já estão com lesões por esforço repetitivo (LER). Elas foram encaminhadas para tratamento, gratuitamente, na Clínica Fisioterápica da Faculdade Maurício de Nassau e para o Cerest Equilíbrio do SER.

O projeto está sendo feito em parceria com o Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador de João Pessoa (Cerest-JP), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde; além do centro Equilíbrio do SER e da Faculdade Maurício de Nassau. A iniciativa tem apoio do Senar, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Trabalho (Setrab), Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Emlur, Orçamento Participativo (OP) e CECAF.