Mais verde: Capital ganha 500 novas espécies durante Semana da Árvore
Mais de 500 espécies nativas serão plantadas em João Pessoa até a sexta-feira (28), dentro da programação da Semana da Árvore, que começou na última terça (25) e vai até a sexta-feira (28). A ação é desenvolvida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Nesta quarta-feira (26), às 17h, as atividades se concentram na Praça da Paz, no bairro dos Bancários. No local serão plantadas espécies como ipês (branco, roxo e amarelo), craideira, pau-brasil, cássia chuva-de-ouro, entre outras.
Nesta quinta-feira (27), das 9 às 17h, o plantio de mudas ocorre ao longo da Avenida Hilton Souto Maior, localizada no bairro José Américo. A programação será encerrada na sexta-feira (28), a partir das 9h, no Viveiro de Plantas Nativas do Sesc Gravatá, numa visita de alunos de quatro escolas municipais que irão conhecer as espécies existentes no local. Durante a atividade será lançada a Cartilha de Arborização.
O secretário de Meio Ambiente, Antônio Augusto de Almeida, explica que a Semana da Árvore abre as atividades do programa João Pessoa Verde para o Mundo, que pretende reflorestar áreas degradas, praças e logradouros. A intenção é que mais de 20 mil mudas de árvores nativas sejam plantadas no período chuvoso que vai de março a junho. As árvores purificam o meio ambiente, diminuem as radiações solares, reduzem os ruídos urbanos, produzindo uma melhor qualidade de vida, além de contribuírem para amenizar o aquecimento global, disse.
Orientações A Cartilha da Arborização, lançada na próxima sexta (28), será distribuída para a população de João Pessoa. O livro contém informações e ilustrações respondendo as principais dúvidas das pessoas que pretendem plantar e cultivar plantas. Na publicação são respondidas cinco perguntas: por que plantar, como plantar, o que plantar, onde plantar e quando plantar.
O material irá apresentar técnicas para o plantio de árvores e flores, indicar quais as melhores espécies, cuidados com as plantas, como regar, a poda, as árvores que podem ser plantadas na calçada, as espécies que se adequam ao clima, explicou o secretário.