Maísa Cartaxo é homenageada durante abertura da ‘I Exposição Mulheres Artesãs’

Por - em 831

Primeira Exposição de Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável_FotoGilberto Firmino (51)Foi aberta nesta quarta-feira (26), no Ponto de Cem Réis, a ‘I Exposição Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável’. O evento, que acontece até a próxima sexta (28), é organizado pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) de João Pessoa, dentro da programação do mês de Afirmação da Cidadania das Mulheres – Março/Mulher.

A abertura do evento contou com a presença da primeira dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, que recebeu uma homenagem das artesãs pelo trabalho que vem executando a frente do Programa Municipal ‘João Pessoa Artesã’. “Fiquei emocionada e ao mesmo tempo feliz em presenciar vários trabalhos de qualidade feitos pelas mulheres locais. Isso demonstra o profissionalismo de todas em levar adiante a nossa cultura. Valorização e sustentabilidade são fatores essenciais para que as mulheres sejam mais valorizadas e respeitadas em todos os setores”, frisou Maísa.

No Ponto de Cem Réis foram instaladas 30 tendas onde 115 artesãs da Capital expõe seus trabalhos, oferecendo os mais variados tipos do artesanato e culinária regional.

Socorro Borges, secretária da SEPPM, explicou seppm_mulherempreendedora_corneliofelipe_ (17)que a proposta da iniciativa é fortalecer a temática de gênero dentro do terceiro setor, viabilizando ações econômicas, políticas e culturais, que incidem diretamente na qualidade de vida das mulheres. “Dentro de um contexto geral, a intenção é fomentar debates sobre o direito das mulheres. Essa é uma forma de reunir as artesãs da Capital na perspectiva de geração de renda e autonomia econômica junto ao projeto João Pessoa Artesã”.

Beneficiada – Uma das mulheres que estão expondo seus trabalhos é a artesã Maria de Fátima Mendonça, que mora no Bairro dos Novais. Ela destacou a organização e estrutura do evento e agradeceu o reconhecimento e a valorização da atual gestão ao artesanato local. “A Prefeitura está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo, em especial pela classe dos artesãos. Estamos numa estrutura boa e central, com boas perspectivas de vendas dos nossos produtos”, afirmou.

Primeira Exposição de Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável_FotoGilberto Firmino (97)Homenagens – Nesta quarta também foram homenageadas a secretária da SEPPM, Maria do Socorro Borges; Nadja Palitot, Coordenadora do Procon Municipal; Maria das Dores, integrante da Rede de Educação Cidadã; Rosângela Santos, diretora geral da Associação Brasileira de Rádio Difusão; Carolina Vieira, da Associação de Deficientes e Familiares (Asdefe) e Susana Monteiro, que é a artesã mais antiga de João Pessoa.

Estação Móvel – A Estação Móvel Digital, da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), é outro serviço que o público pode encontrar no Ponto de Cem Réis até a próxima sexta-feira (28).

O ônibus ficará estacionado das 10h às 17h, durante os três dias da exposição, e contará com o apoio de um educador sócio digital que vai ministrar oficinas de mídias sociais cidadãs para as mulheres que procurarem o serviço, além de disponibilizar acesso livre à internet.

Para secretária da Secitec, Marly Lúcio, não existe nada mais libertador que o conhecimento. “Firmamos parceria com a SEPPM para contribuir com o processo de inclusão digital e qualificação profissional na área de TI para mulheres atendidas pelo Centro de Referência. A ação dessa semana, no Ponto de Cem Réis, é o início desse processo que prevê outras iniciativas na área”, declarou.

De acordo com coordenadora de Trabalho e Enfretamento à Pobreza da SEPPM, Regina Bonfá, na Estação Digital Móvel muitas mulheres que talvez nunca tiveram acesso a informática, terão pela primeira vez. “São ações como essas que fazem com que uma cidade seja de fato sustentável. Dar as mesmas condições de trabalho, oportunidade e igualdade a todas as mulheres que hoje são 52% da população da Capital”, informou.

A Estação Digital Móvel é um projeto da Secitec e faz parte das políticas públicas da gestão municipal. Seu objetivo é reduzir o ‘analfabetismo digital’ na nossa cidade, mostrando que a informática pode ser usada como um importante instrumento para o mercado de trabalho, mas também contribuindo para que as pessoas possam usar a internet como ferramenta de participação e controle social.