Masterclasses promovem troca de experiências entre estudantes e musicistas
Alunos e ouvintes interessados em viola e violino compareceram, na manhã desta quarta-feira (29), ao Hotel Globo para participarem das masterclasses, que tiveram início nesta segunda e se estendem até a sexta-feira (1º). As oficinas fazem parte da programação do 5º Festival Internacional de Música Clássica, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o BNDES e Ministério da Cultura.
As aulas gratuitas foram ministradas em inglês, com tradução simultânea para os alunos. A musicista Tosca Opdam, nascida em Amsterdam, ministrou aulas de violino e o professor brasileiro, Dhian Toffolo, as aulas de viola. “A experiência de participar do Festival Internacional de Música Clássica é indescritível. Ensaiamos em frente ao mar, tocamos gratuitamente para a população nas igrejas e trabalhamos com músicos iniciantes nas masterclasses. O prefeito está de parabéns pela iniciativa de levar a música erudita para o público desta cidade tão acolhedora”, frisou Tosca Opdam.
Intercâmbio musical – A possibilidade de intercâmbio musical e de ter orientações de nomes conhecidos da música clássica mundial levou diversos interessados ao Hotel Globo.
As estudantes de música Mihaela Cláudia e Lilyan Pontes viram nesta oportunidade de interação com a holandesa um diferencial para ambos os currículos. “É uma oportunidade única, que vale não só para o engrandecimento como instrumentista, mas como experiência para vida”, declarou Mihaela. “O Festival nos permite essa aproximação com músicos consagrados. É como um intercâmbio internacional sem sair do país”, completou Lilyan.
Programação – Nesta quinta (30), estão programadas mais três masterclasses. Serão duas no Hotel Globo (violino) e uma no Centro Cultural Casa da Pólvora (flauta doce), a partir das 10h. As aulas de violino serão ministradas pelos músicos Alberto Johnson (Brasil) e Ana Maria R. de Oliveira (Brasil). Já a masterclass de flauta doce, ficará por conta da musicista Lucie Horsch (Holanda).
Alberto Johnson nasceu em Salvador (BA) e foi criado em João Pessoa (PB). Em 1986, foi convidado para estudar com Alberto Lysy na Academia Internacional Yehudi Menuhin em Gstaad, na Suíça, e em seguida migrou para Berlim, na Alemanha, estudando com Mi-Kiung Lee. Desde 1997 faz parte do grupo dos primeiros violinos da Orquestra Filarmônica da Rádio Holandesa, com quem se apresentou em vários países da Europa e Ásia, sob a batuta de maestros como Jaap van Zweden, Charles Dutoit e Nikolaus Harnoncourt.
A violinista brasileira Ana Maria R. de Oliveira graduou-se na classe de Rainer Kussmaul na Escola Superior de Música em Freiburg(Alemanha), onde viveu por nove anos. Foi também aluna de Lola Benda e Uwe Kleber no Brasil e Federico Agostini na Alemanha. É violinista do Trio Puelli desde 2009, grupo de câmara dedicado à pesquisa e registro de obras dos séculos XX e XXI com o qual lançou dois elogiados CDs “Primma” e “3 Américas”.
Lucie Horsch, em 2016, foi premiada com no Jovens Talentos no Concertgebouw Young Talent, na presença de Sir John Eliot Gardiner. Lucie foi convidada para participar do Festival de Música de Câmara Norsjø (Noruega) , Música Antiga em Innsbruck (Áustria), no Festival de Próxima Geração em Bad Ragaz (Suíça), no Grachtenfestival de Amsterdam (Holanda), no Festival Internacional de Música de Câmara de Utrecht (Holanda) e no Festival da Flandres em Ghent (Belgica). Fez o seu debut nos EUA em 2017 com a Los Angeles Chamber Orchestra.
Informações – Todas as informações relativas ao Festival Internacional de Música Clássica como data, horário e local das apresentações, além da biografia dos artistas e programas que serão executados estão disponíveis no site http://www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br