Masterclasses recebem músicos de Israel, Holanda e Brasil

Por - em 531

Eliabe Castormasterclass_quarta_foto_gilbertofirmino (22)

O tom e o semitom. Notas que bailam em escalas musicais, encantam platéias e, em acordes mil, transformam João Pessoa no centro da música erudita do Brasil, entre os dias 30 de novembro e quatro de dezembro. Trata-se do 3º Festival Internacional de Música Clássica do País, cujos participantes tiveram nesta quarta-feira (02) a oportunidade de ouvir e receber instruções dos musicistas Noa Wildschut (violino) e Yohan Ish-hurtz (Israel) no piano e Cláudio Faga (Brasil), que desenvolveu peças no violão.

A platéia, em sua maioria alunos, vem participando desde o início do evento dos chamados “masterclasses”, quando músicos de renome internacional além de tocarem seus respectivos instrumentos, ouvem os musicistas inscritos no Festival, interagindo com todos, formatando um intercâmbio cultural entre o Brasil e outros países; oferecendo a oportunidade dos que moram em João Pessoa em terem esse importante contato, como observou o a violonista Mihaela Cláudia (15) que estuda o instrumento desde os 11 anos.

Mihaela Cláudia classificou o evento como inovador por seu aspecto democrático, onde pessoas de várias idades, classes sociais e especialistas em vários instrumentos tem a oportunidade de ter aulas e retirar dúvidas com grandes músicos. Mais à frente, a aluna do 9º do ensino médio observou que não teria condições financeiras de participar de um Festival similar no Brasil ou fora dele, o que dá a oportunidade para aperfeiçoar suas técnicas na cidade onde reside.

Os masterclasses acontecem sempre às 10h, no Centro de Estudos Jurídicos Sociais, na Avenida Rio Grande do Sul, 1.411, no Bairro dos Estados – por trás do Ministério da Fazenda. As inscrições e todas as informações sobre o evento podem acessadas na página da internet www.joaopessoa.pb.gov.br/musicaclassica2015/