Membros do Circuito Fora do Eixo e Transparência Hacker participam do Fomsege
Pedro Guimães (agente do Circuito Fora Eixo) e Vítor Baptista (membro da Transparência Hacker), são atrações do 1º Fórum Municipal de Software Livre e Governo Eletrônico (Fomsege), que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, no Netuanah Praia Hotel, localizado na Avenida Cabo Branco, na Capital.
O Fomsege é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de uma iniciativa das secretarias de Transparência (Setransp) e Ciência e Tecnologia (Secitec).
Os dois profissionais da área de Tecnolologia vão ministrar palestras sobre dados abertos. De acordo com Pedro Guimarães, a discussão será em torno das ferramentas de auxílio de visualização de dados, a exemplo de sites de transparência. “É importante divulgar esses dados à população, porque geralmente essas informações estão nos site institucionais no formato de planilhas. Então, nosso objetivo é transformar esses dados em gráficos e informações mais claras para as pessoas”, disse.
Durante a palestra, também serão abordadas questões como: por que utilizar ferramentas de dados abertos e como utilizá-las. A palestra de Pedro Guimarães e Vítor Baptista está prevista para o primeiro dia de programação, a partir das 14h, na sala 2.
Pedro Guimarães – Pedro Guimarães é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desenvolvedor de software do projeto Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ).
Além disso, Pedro é agente do Circuito Fora do Eixo, que é uma rede de colaboradores, com o objetivo de incentivar projetos e trocas culturais em diversas áreas, inclusive cobrando transparência na divulgação de dados públicos.
Vítor Baptista – Vítor Baptista trabalha para a Open Knowledge Foundation como desenvolvedor do CKAN, um sistema para criação de portais de dados abertos, e o OpenSpending, site colaborativo que reúne informações de orçamento de mais de 60 países.
Membro da Transparência Hacker, seu maior interesse é em como a tecnologia pode empoderar a população, facilitando o acesso à informação. Apaixonado por visualização de dados, pesquisa formas de tornar o processo legislativo mais acessível à sociedade no mestrado em Computação da UFPB.