Meses após a entrega dos apartamentos, moradores ainda acham que vivem um sonho

Por - em 2072

semahb_residencialcolinas_foto_gilbertofirmino (116)Há três meses o bairro Colinas do Sul, em João Pessoa, passou a contar com um conjunto residencial que recebeu o nome de Jardim das Colinas. Construído pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida, o local abriga 288 famílias, que além de realizar o sonho da casa própria, poderão aprender uma nova profissão, assim como ocorreu nos residenciais Irmã Dulce e Manacá.

A oferta de cursos profissionalizantes, através de parcerias coordenadas pela Prefeitura de João Pessoa, tem a intenção de oferecer um ofício aos novos moradores. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Habitação Social (Semhab) e teve efeito positivo nos conjuntos habitacionais já entregues pelo Município. Os moradores são acompanhados por até 12 meses após a entrega do imóvel.

“Eu estou no céu, graças a Deus”. A fala de Dona Josefa da Silva, 75 anos, é bastante comum entre os moradores do Jardim Colinas. Ela é moradora do Bloco E e ocupa um dos 18 apartamentos adaptados para idosos e pessoas com deficiência no residencial. Ela mostrou todo o apartamento com orgulho da arrumação que fez nos cômodos, inclusive destacando que conseguiu comprar, com o cartão de crédito do governo federal, “Minha Casa Melhor”, o sonhado fogão com acendedor automático.semahb_residencialcolinasJosefadaSilva_foto_gilbertofirmino (132)

“Um dia uma moça da Prefeitura foi na minha casa e falou para eu fazer a inscrição no projeto Minha Casa, Minha Vida. Fiz tudo direitinho, e rezei muito para isso acontecer. Meu filho não acreditava, mas eu sim”, disse ela. Assim como outros moradores, Dona Josefa pagava aluguel, R$ 350 por mês.

Ela falou com emoção sobre o momento em que recebeu a notícia de que iria sair da comunidade Maria de Nazaré, nos Funcionários III, para a sua casa própria. “O dia em que soube que seria uma das moradoras do Jardim das Colinas foi um dos mais emocionantes da minha vida. Quando soube que o apartamento era meu chorei muito. Também chorei quando recebi a chave da minha casa. Agradeço a Deus. Aqui é ótimo, os vizinhos são bons e foram eles que me ajudaram quando estive doente. As meninas da Prefeitura me visitam sempre, caminho com uma amiga em volta dos blocos. Aqui é bom. Eu estou no céu, graças a Deus”, comemorou ela.

semahb_residencialcolinas_foto_gilbertofirmino (10) - família de Isa FabianaUm sonho – Para algumas pessoas já é uma grande sorte sair do aluguel, mas no caso de Isa Fabiana Francelino, 31 anos, casada e mãe de três filhos, sua sorte foi duplicada. Após saber que tinha sido beneficiada com um imóvel no Jardim Colinas, ela foi surpreendida ao escutar a primeira-dama, Maysa Cartaxo, falar o número do seu apartamento como o contemplado com um caminhão de móveis.

“Eu estava doente, com um problema na perna, mas fiz questão de ir para o evento. Quando Dona Maysa falou o primeiro número do apartamento eu disse: Deus poderia me abençoar com aquele caminhão, e foi o que aconteceu. Foi só felicidade. Zelo com muito amor por tudo o que ganhei. Antes eu não tinha um sofá, hoje tenho tudo isso”, disse, apontando para a mobília da sala.

Assim como Dona Josefa, Isa deixou de pagar aluguel, e disse que é uma prova para as pessoas de que tudo é de verdade: “Fiz a minha inscrição, fui sorteada, participei de todas as reuniões, e hoje estou aqui para todo mundo ver que é verdade. Quem acredita precisa saber que um dia vai chegar a sua vez. Passei 14 anos pagando aluguel, e é uma sensação maravilhosa ter o seu apartamento. Tudo o que investirmos aqui será nosso, e esse é o patrimônio dos meus filhos, pois sei que ninguém vai nos tirar daqui”.

Moradora do mesmo bloco de Isa, a cozinheira Neilene Alves de Oliveira, 54 anos, era uma das mais ansiosas em mostrar a sua nova moradia, e fez questão de dizer que ainda faltam algumas coisas para finalizar a arrumação do seu novo lar: “Eu morava em Bayeux, e depois fui morar com a minha irmã, aqui em João Pessoa. Eu não tinha nada”.semahb_residencialcolinasMoradora_foto_gilbertofirmino (65) Neilene Alves

Apesar de já estar vivendo no apartamento, Neilene revelou que tudo ainda parece um sonho. “Eu nem acreditei quando soube que tinha sido sorteada. Parecia um sonho. Ainda hoje eu acordo durante a noite sem acreditar que estou aqui, na minha casa”.

Uma nova vida – Das 288 famílias que moram no Jardim das Colinas, a grande maioria vive pela primeira vez em um apartamento, e isso poderia ser motivo de problemas, afinal, viver em um condomínio é bem diferente de viver em uma casa.

Pensando em garantir a tranquilidade no local e a qualidade de vida de todos, a PMJP, através do Setor Social da Secretaria de Habitação (Semhab), realiza um trabalho de conscientização com os moradores. “É um trabalho de adaptação. Essas famílias agora moram em apartamento, e em um mesmo bloco elas dividem o espaço com outras 16 famílias”, explicou a técnica social Jeanne Maria Vitória da Silva.

O processo não é dos mais fáceis, mas ela destacou que é preciso ser feito. “Eles precisam saber os seus limites, direitos e deveres. Precisam saber até onde podem ir e até onde podem recuar”.

No processo de adaptação da nova moradia, a população participou da elaboração do Regimento Interno, um conjunto de regras que devem ser cumpridas por todos. Assim como em qualquer condomínio, os moradores possuem os seus representantes.

semahb_residencialcolinas_foto_gilbertofirmino (135)“Cada bloco possui o seu representante. Ainda temos um conselho consultivo e o síndico. Para essas pessoas foi oferecido um curso de capacitação para que eles saibam como trabalhar com as famílias e lidar com os problemas, e ainda temos um contador que ajuda na organização financeira do condomínio”, destacou Jeanne Maria.

Escolhido para ser o síndico do Jardim das Colinas, Gil Flávio ressaltou a importância do trabalho da Semhab. “Por ser algo diferente, precisamos dessas instruções que estão sendo passadas pelo pessoal da secretaria para os representantes do condomínio”.

Saúde e profissionalização – O trabalho da Prefeitura Municipal de João Pessoa não termina com a entrega das moradias, e também vai além de ensinar a melhor forma de viver em comunidade. Psicólogos, pedagogos, educadores físicos, assistentes sociais e profissionais de outras áreas atuam na promoção da saúde e na capacitação dessas pessoas.

Na estrutura do condomínio Jardim das Colinas, que é formado por 18 blocos e 288 apartamentos, também foi construída uma quadra, um salão de festa e uma calçada que pode ser utilizada para caminhada e corrida. Diariamente uma equipe do Setor Social da Semhab vai até o local para ministrar atividades físicas voltadas para as crianças, adolescentes e terceira idade.

Isa Fabiana é uma das usuárias do espaço de lazer e, para ela, os moradores podem usufruir de algo muito especial: “Eu e meu marido caminhamos todos os dias, e agora temos um professor de educação física diariamente no condomínio. Isso é um luxo para poucos”.semahb_residencialcolinas_foto_gilbertofirmino (36)

Na área profissional, a PMJP irá oferecer diversos cursos profissionalizantes para os moradores. Ainda na fase de escolha das atividades que serão disponibilizadas, estão cogitados os cursos de cabeleireiro, confeitaria e informática.

Estrutura – Os imóveis do Jardim das Colinas possuem cerca de 60 metros quadrados (m²), incluindo as áreas privativas e de uso comum, e contam com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço.

O empreendimento custou um total de R$ 20 milhões e foi financiado com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Governo Federal por meio do Ministério das Cidades.