Metas da Secitec incluem Estação Digital Móvel e Parque Tecnológico

Por - em 485

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (OP), deu continuidade, nesta segunda-feira (8), ao segundo ciclo de fóruns temáticos para discutir as demandas do Plano Plurianual Participativo (PPA-P), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado no bairro de Água Fria. Na ocasião, foram apresentadas as metas da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) para os próximos quatro anos.

No âmbito da Política Municipal para a área, a secretária da Secitec, Marly Lúcio, destacou a melhoria dos indicadores de inclusão digital na Capital e o incentivo ao fortalecimento do setor produtivo na área tecnológica. Para isso, o PPA propõe a reestruturação das 38 Estações Digitais (telecentros) existentes, a implantação de uma Estação Móvel Digital, com o objetivo de chegar aos locais que ainda não são atendidos pelo programa, e a implantação de uma plataforma de Ensino à Distância (EaD), que vai proporcionar a oferta de cursos não presenciais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Na área de fomento e inovação, as metas para os próximos quatro anos são implantar uma incubadora de empresas de base tecnológica e um Parque Tecnológico da cidade de João Pessoa.

Para o fortalecimento da capacitação e qualificação profissional na área de TICs e também centrada na preocupação com a destinação dos resíduos tecnológicos, a Secretaria tem como meta implantar um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), para recuperar equipamentos e contribuir com a diminuição dos impactos do lixo tecnológico na Capital.

“Traçamos as metas prioritárias para serem executadas nos próximos anos e ouvir as sugestões da população nos ajudou a somar o que havíamos planejado, com novas perspectivas. O momento é de construção coletiva”, ressaltou a secretária.

Conselho – Com o intuito de fortalecer o segmento, o PPA também contemplou a regulamentação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de implantação e regulamentação do Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Consideremos ferramentas essenciais para a efetivação da política municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação”, destacou.

Além da titular da Secitec, Marly Lúcio, o debate contou com a participação de representantes de segmentos sociais, conselheiros regionais do OP, membros da sociedade civil e representantes de entidades do segmento de tecnologia.

Projetos existentes – Antes de apontar as metas sugeridas, a secretária apresentou os projetos desenvolvidos atualmente pela pasta nas áreas de inclusão digital, capacitação tecnológica, conectividade e ações de divulgação e promoção da Ciência e Tecnologia.

No Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Estação da Moda – onde são ofertados cursos gratuitos na área de corte e costura, além de projetos voltados para o desenvolvimento do setor de confecção e moda – a meta é iniciar o processo indutor para criação de um polo produtor de moda na Capital, além de reforma no prédio para atender melhor as ações desenvolvidas ali. Também estão previstas melhorias na infraestrutura da Casa Brasil, assim como requalificação de equipamentos para oficinas e cursos e aquisição de títulos para o cinema mantido pelo centro.

Para o projeto de melhoramento da malha de conectividade nas secretarias, órgãos, autarquias e demais estruturas administrativas da PMJP, o Rede Metropolitana Digital (Jampa Digital), se propõe a expansão da abrangência territorial e melhoria da conexão e da velocidade de acesso.

Essas e outras propostas, como a implantação de projeto de incentivo à iniciação científica e realização e apoio a eventos, fóruns e seminários que discutam temas ligados a ciência, tecnologia e inovação também estão presentes no PPA da Secitec.

PPA-P – O Plano Plurianual Participativo é uma ferramenta de participação popular onde constam as ações que serão executadas nos próximos anos pelo governo municipal, definindo prioridades de atuação.

Calendário – O segundo ciclo de fóruns temáticos ocorrerá ao longo de 16 dias deste mês de julho, no auditório do Centro Administrativo Municipal. Os encontros serão sempre das 8h às 12h, exceto nos dias das secretarias de Turismo e de Habitação, que acontecerão no período da tarde, das 14h às 17h.

09/07 – terça – Turismo

10/07 – quarta-feira – Habitação e Regularização Fundiária

11/07 – quinta-feira – Meio Ambiente e Sustentabilidade

12/07 – sexta-feira – Juventude e Esporte

15/07 – segunda-feira – Mobilidade Urbana e PAC

16/07 – terça-feira – Política de Igualdade de Gênero

17/07 – quarta-feira – Assistência Social

18/07 – quinta-feira – Desenvolvimento Econômico

19/07 – sexta-feira – Segurança Urbana e Cidadania

20/07 – sábado – Saúde