Ministério vai produzir um vídeo para divulgar turismo no Vale do Gramame
Uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) chega a João Pessoa na próxima sexta-feira (16), para realizar visita ao Vale do Gramame, na zona rural da Capital. O objetivo é elaborar um vídeo para divulgação da região que vai representar o Estado durante o Salão do Turismo, como um exemplo de turismo sustentável com base na agricultura familiar.
A escolha foi feita pela coordenadora de Turismo e Agricultura do MDA, Camila Marques, durante visita e avaliação do potencial da região, incluindo o Vale no Programa Nacional de Turismo Rural com base na agricultura familiar. A Secretaria Executiva de Turismo (Setur) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai acompanhar toda a gravação do vídeo, resultado de um trabalho de incentivo da atividade turística no Vale do Gramame.
A equipe do Ministério vai conhecer e registrar os roteiros e as principais manifestações populares realizadas nas comunidades que integram o Vale do Gramame: Engenho Velho, Gramame e Mituaçu.
Gravação No sábado (17) pela manhã, a equipe vai registrar a trilha das piscinas, uma caminhada de uma hora e meia pela mata nativa, até antigas piscinas construídas na terra. Depois, vem a passagem pela tradicional mandala em uma propriedade do lugar. O produtor conhecido como seu Hermes é o dono da propriedade e o único agricultor que conseguiu implantar o projeto da mandala no local, um dos pontos de passeio dos turistas mais visitados. Ele produz diversos alimentos de subsistência.
Antigo caminho de ligação entre João Pessoa e Recife (PE), a ponte antiga do Gramame é uma construção histórica que também fará parte deste vídeo. Outra tradição antiga na região é o Cortejo de Carroças Juninas, em que concorrem as três comunidades. Ao final, haverá o encontro das quadrilhas. Esta etapa acontece na Associação Agrícola do Engenho Velho. A festa popular conta com danças juninas, bancas de comidas e decoração, logo após o concurso de carroças. A atividade acontece na tarde do sábado (17).
Atrativos Além do DVD, que inclui roteiros das outras quatro regiões, também será editada uma revista mostrando os atrativos do Vale. As características do lugar e a maneira de viver do povo, incluindo a atividade turística como uma renda extra para as famílias, devem ser mantidas como prioridade.
O Vale do Gramame, formado pelas comunidades Mituaçu, Gramame e Engenho Velho, tem o potencial natural e a vontade da comunidade de trabalhar os atrativos turísticos do lugar. Esse começa a ser um novo segmento para o turismo, aproveitando o bom fluxo que João Pessoa recebe. O projeto tem o apoio do Conselho Regional de Agricultura e do Ministério do Turismo, sempre com a preocupação de manter a identidade das famílias que vivem da agricultura familiar.