Mombojó traz show ‘Amigo do Tempo’ para Ponto de Cem Réis
Os grupo pernambucano Mombojó é a atração desta sexta-feira (22), no projeto Som das 6. Na mesma noite, o público poderá assistir ainda à apresentação da Banda 5 de Agosto, que está comemorando 46 anos de existência e contará com a participação das bandas de música da Polícia Militar e do Exército Brasileiro. O evento é realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Chiquinho (teclado e samplers), Vicente (bateria e samplers), Samuel (baixo), Felipe (voz e guitarra) e Marcelo (guitarra) vão levar ao público pessoense o repertório do último trabalho, lançado esse ano e intitulado ‘Amigo do Tempo’. Os pernambucanos, conhecidos pela boa qualidade dos arranjos incorporados as canções, navegam desde melodias melancólicas, que é uma característica das composições, até aquelas mais dançantes, a exemplo da funkeada ‘Justamente’, feita em parceria com o cantor e compositor China.
Outro destaque do repertório é a interpretação ao vivo da faixa que fecha o novo disco, ‘Papapa’. A música é um pop com uma melodia que lembra os anos 60. Desde sua formação em abril de 2001, a Mombojó tem colecionado experiências importantes para o trabalho atual da banda.
Em 2003, o grupo foi contemplado com recursos do Sistema de Incentivo a Cultura da Prefeitura de Recife (PE) para produzir o primeiro disco intitulado Nadadenovo, com produção musical de Igor Medeiros e Mad Mud (Leo D & William P). Eram quinze faixas que compilavam arranjos trabalhados com baixo, bateria, guitarra, violão, teclado, cavaco, flauta, escaleta e samples.
O Mombojó faz uma música que tende a agradar tanto a quem vai dançar como a quem deseja apenas ouví-la. Entre as referências estão o rock-de-refrão, bossa-nova, lounge, surf music, jazz e clássico. Amigo do Tempo é o terceiro álbum lançado pela banda, que também já gravou os DVDs Toca Brasil Nadadenovo (Instituto Itaú Cultural), Trilhas (Creative Commons) e MTV Apresenta Sintonizando Recife (MTV).
Banda 5 de Agosto faz 46 anos Dobrados, além de músicas de autoria de Domiguinhos e Anastácia, Sivuca, Ari Barroso e também Villa-Lobos estão incluídas no repertório da Banda 5 de Agosto. O grupo comemora os 46 anos de fundação. Para esse momento especial foram convidados os integrantes das bandas da Polícia Militar e do Exército Brasileiro.
Para a apresentação comemorativa desta sexta-feira, a Banda 5 de Agosto preparou um repertório especial. O grupo escolheu composições de diferentes tendências. Entre elas estão o dobrado Tenente Severino Gomes (Joaquim Pereira); Bachianas Brasileiras Nº 5 (Villa-Lobos) e Pra Machucar meu Coração (Ari Barroso), ambas com arranjos do Maestro Duda; a marcha Pomp and Circumstance (Edward Elgar); Concertino para Trompete (Rogério Borges), com o solista Denilson Siqueira, no trompete; e John Williams in Concert (John Williams), com arranjos de Paul Levender.
A Banda 5 de Agosto vai tocar ainda Aquariana (Sivuca), com arranjos de Ricardo de Brito; o hino cristão Amazing Grace (John Newton), com arranjos de Frank Ticheli; além de Moer Cana (Chico César) e Eu só quero um Xodó (Domiguinhos/Anastácia), ambas com arranjos de Rogério Borges e participação da solista Bona Akotirene.
A história da Banda 5 de Agosto começa em 1964, quando foi fundada pelo maestro Tenente Lucena. Atualmente, é regida pelo maestro Adelson Machado, tendo como adjunto Rogério Borges. O grupo realizou a primeira apresentação durante as comemorações da Festa das Neves daquele ano. A partir daí, participa de todas as edições do evento em comemoração à padroeira de João Pessoa.