Monólogo de grupo carioca é encenado no projeto Vértice

Por - em 535

Em cartaz há seis anos e elogiado em todo o País, “A Alma Imoral”, do grupo de teatro Niska Produções Culturais (RJ), está na programação do projeto Vértice de setembro. O evento, que acontece no Teatro Santa Roza, Ponto de Cem Réis e Praça da Paz, vai da terça-feira (25) a domingo (30). A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

O público também poderá conferir este mês “O Lançador de Foguetes”, do Grupo de Teatro de Pernas pro Ar (RS), e “Anáguas”, da Cia Oxente (PB). Outra opção é a apresentação dos bailarinos performáticos da Caio Nunes Cia de Dança, do Rio de Janeiro, em “Rakataka”.

Um dos monólogos mais aplaudidos nos últimos seis anos, “A Alma Imoral” desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização. O corpo e a alma, o certo e o errado, o traidor e o traído, a obediência e a desobediência são revistos nas palavras da atriz Clarice Niskier, que reina sozinha no palco. Do início ao fim, ela permanece em contato direto com a plateia, sem fazer uso da chamada “quarta parede” (divisa imaginária que separa ator e público passivo).

O texto denso é uma adaptação do livro homônimo de Nilton Bonder. Essa empreitada artesanal durou dois anos para ser concluída. Antes de encarar o desafio, a carioca Clarice Niskier já havia feito dois monólogos, entre os quais um baseado em roteiro de Clarice Lispector. É que nos seus trabalhos ela sempre assume as rédeas de atuar e também de assinar a dramaturgia.

Em “A Alma Imoral”, a atriz nua se vale apenas de uma cadeira preta e um grande pano da mesma cor, que se transforma em mantos, vestidos, burcas, véus. Junto a tudo isso ainda são destilados conceitos bíblicos e filosóficos. A encenação será nos dias 26 e 27, às 20h, no Teatro Santa Roza.

Espetáculo de rua – “O Lançador de Foguetes”, do Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar, mostra um personagem à procura do lugar ideal, que converge o espaço físico e a energia do público como elementos de experiência cientifica. Deslocando-se com destreza pela rua, utiliza os malabares circenses e as engenhocas astrológicas para medir as distâncias, calcular o vento e sentir as energias.

O público pode conferir o espetáculo no dia 25, às 17h, no Ponto de Cem Reis, Centro da Capital. Ele também será encenado em 26 de setembro, às 19h, na Praça da Paz, localizada no bairro dos Bancários.

“Anáguas” – A Companhia Oxente encenará no ‘Vértice’ um espetáculo que discute a relação familiar permeada de intrigas, rancores e ciúmes. Três mulheres, uma mãe e duas filhas, lutam para que suas convicções e crenças sejam aceitas como verdadeiras. O ‘Vértice’ trará a peça na sexta-feira (28), às 20h, no Teatro Santa Roza.

Bailarinos performáticos – A Caio Nunes Cia de Dança usa músicas de varias culturas e ritmos diversos, incluindo o tribal para expressar, em forma de denúncia, seu sentimento a respeito da trajetória do homem até sua redenção. O espetáculo “Rakataka” será apresentado no sábado (29) e domingo (30), às 20h, também no Teatro Santa Roza.

Workshop – Ainda está incluso na programação deste mês um workshop com Carlos Fontinelle, que integra a Caio Nunes Cia de Dança, do Rio de Janeiro. Ele terá abordagem prático-teórica, cujo conteúdo possui conceitos contemporâneos da dança, assim como a multiplicidade das técnicas. A aula acontece no dia 29 de setembro, no Teatro Santa Roza, das 9h às 11h30. As vagas são voltadas ao público em geral e as inscrições já estão abertas.

Confira abaixo a programação completa do ‘Vértice’:

Espetáculos

25/09 (terça-feira)

Atração: Espetáculo de teatro “O Lançador de Foguetes” (Grupo de Pernas ProAr –  RS)

Horário: 17h

Local: Ponto de Cem Réis

26/09 (quarta-feira)

Atração: Espetáculo de teatro “O Lançador de Foguetes” (Grupo de Pernas ProAr –  RS)

Horário: 19h

Local: Praça da Paz (Bancários)

Atração: Espetáculo de teatro “A Alma Imoral” (Niska Produções Culturais – RJ)

Horário: 20h

Local: Teatro Santa Roza

27/09 (quinta-feira)

Atração: Espetáculo de teatro “A Alma Imoral” (Niska Produções Culturais – RJ)

Horário: 20h

Local: Teatro Santa Roza

28/09 (sexta-feira)

Atração: Espetáculo “Anáguas” (Cia Oxente – PB)

Horário: 20h

Local: Teatro Santa Roza

29/09 (sábado)

Atração: Espetáculo de dança “Rakataka” (Caio Nunes Cia de Dança – RJ)

Horário: 20h

Local: Teatro Santa Roza

30/09 (domingo)

Atração: Espetáculo de dança “Rakataka” (Caio Nunes Cia de Dança – RJ)

Horário: 20h

Local: Teatro Santa Roza

Workshop

29/09 (sábado)

Tema: Dança Contemporânea (com Carlos Fontinelle, da Caio Nunes Cia de Dança – RJ)

Horário: 9h às 11h30

Local: Teatro Santa Roza