Moradores da 11ª região elegem moradia como a principal prioridade

Por - em 261

Mais de 50% das demandas eleitas como prioridade para investimento em 2013 pelos moradores da 11ª região foram voltadas para a construção de moradias nas comunidades Jardim Mangueira, Jardim Ester, Alto do Céu, além do Bairro dos Ipês, Mandacaru e Padre Zé. A Audiência Regional foi realizada na noite desta quinta-feira (18) na Escola Municipal Violeta Formiga e reuniu o secretário Chefe de Gabinete do prefeito, Zennedy  Bezerra, secretários e demais gestores para dialogo com a população.

A primeira demanda mais votada foi a construção de moradias em Mandacaru; seguida por unidades habitacionais no Jardim Mangueira; e em terceiro e quatro lugar, a viabilidade de construção de casas no Jardim Ester e Alto do Céu, respectivamente. A quinta demanda eleita foi a construção de um galpão de reciclagem no Alto do Céu, que constou como demanda no Ciclo 2012 e, por isso, já estar no planejamento e orçamento da Prefeitura de João Pessoa para 2013.

No total de demandas eleitas, a sexta também reivindica moradias para o Padre Zé; seguida pela pavimentação da Rua João Alves Rodrigues, no Jardim Ester. A oitava demanda eleita foi a construção de unidades habitacionais no Bairro dos Ipês. Houve empate entre a nova e a décima prioridades eleitas. A nova indica a implantação de uma Unidade de Saúde da Família (USF) no Jardim Ester e a décima demanda elegeu a pavimentação da Rua Farmacêutico Antônio Teixeira Lima, em Mandacaru; seguida da construção de um ginásio poliesportivo na Escola Municipal Francisca Moura, em Mandacaru.

Na próxima semana, a primeira etapa do Ciclo do Orçamento do OP chega à reta final com as três últimas Audiências Regionais. Na segunda-feira (22) ocorrerá à plenária da 12ª região, na Escola Municipal Raimundo Nonato, no Gervásio Maia; na quarta-feira (24), a Audiência Regional será realizada na Escola Municipal Leonel Brizola, em Miramar; e a última reunião está agendada para a quinta-feira (25), na Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, nos Bancários.

OP Digital – De forma paralela ao Ciclo do Orçamento Participativo, a Prefeitura irá implantar o projeto OP Digital, que este ano possibilitará que a população escolha três demandas pela internet (além das 10 demandas escolhidas nas audiências regionais) através do OP digital.

Ciclo orçamentário – É formado por um conjunto de sete etapas para discutir propostas de polícias públicas a serem inseridas nas peças orçamentárias do ano seguinte ao exercício em que ele se realiza. A primeira etapa do Ciclo do OP foi lançada no dia 18 e as plenárias começaram no dia 25 de março e prosseguem até o dia 25 de abril. Neste ano, o Ciclo será composto por sete etapas:

1ª etapa: Audiências Regionais (de 25 de março a 25 de abril)

2ª Etapa: Assembleias Regionais (02 de maio a 05 de junho)

3ª Etapa: Assembleia Geral do Orçamento (15 de junho)

4ª Etapa: Fóruns Temáticos (junho e julho):

5ª Etapa: Congresso Municipal do Orçamento (julho e agosto)

6ª Etapa: Caravana de Prioridades (agosto)

7ª Etapa: Planejamento Participativo (agosto)

Calendário das Plenárias Regionais

RO DATA LOCAL
12. 22/04 E. M. Raimundo Nonato – R. Pedra do Reino, Gervásio Maia
13. 24/04 E. M. Leonel Brizola – R. Olívio T. de Medeiros, Miramar
14. 25/04 E. M. Olívio Ribeiro Campos – Rua Esmeraldo G. Vieira, 195, Bancários