Moradores da 13º Região participam do OP e escolhem demandas para 2015
Cerca de 310 pessoas participaram na noite desta terça-feira (29) da Audiência Regional do Orçamento Participativo (OP) da 13ª Região, na Escola Municipal Leonel Brizola, localizada no bairro dos Expedicionários, e elegeram as prioridades para o orçamento do próximo ano. Os secretários e representantes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) escutaram atentos as reivindicações das comunidades e anotaram as críticas e sugestões.
Participaram moradores dos bairros e comunidades do Centro, Torre, Tambauzinho, Expedicionários, Miramar, Padre Hildo Bandeira, Liberdade/Cafofo, Brasília de Palha, Vila de Tambauzinho, Tito Silva e Travessa Iá Iá.
Algumas prioridades foram na área da infraestrutura como pavimentação, reforma de praça e levantamento da ponte do Rio Jaguaribe, na comunidade Tito Silva. O secretário de Infraestrutura (Seinfra), Cássio Andrade, parabenizou e agradeceu a participação e parceria das pessoas. “Nós, juntamente com a Defesa Civil e Emlur, já vemos fazendo trabalho de desassoreamento do rio e vamos fazer um projeto para essa ponte. As comunidades nos ajudam dizendo o que tem que ser feito nos bairros, pois vivem ali o dia a dia e terminam ajudando a administração da Capital”.
Outras demandas votadas pelas comunidades foram na área da saúde como a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro da Torre e a construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF). O secretário da Saúde, Adalberto Fulgêncio, explicou que a um critério para a construção de uma UPA. “Uma UPA tem que cobrir pelo menos 200 mil habitantes. João Pessoa tem 750 mil habitantes. Então aqui só podemos ter quatro UPAs, mas o prefeito Luciano Cartaxo conseguiu mais uma na perspectiva de preparar a cidade para 1 milhão de habitantes. Já em relação a USF de Tambauzinho já temos três unidades projetadas para essa região. Isso aqui é democracia pura”, esclareceu.
Demandas – Os moradores que compõem a 13ª Região elegeram as seguintes prioridades:
- Pavimentação da Rua Minervino Bione (Torre);
- Construção de uma UPA (Torre);
- Reforma e ampliação da praça Pedro Gondim, incluindo a construção de um anfiteatro (Torre);
- Regularização fundiária (comunidade Padre Hildo Bandeira);
- Construção de uma USF (Tambauzinho);
- Abertura e pavimentação da Rua Moema Palmeira Sobral (Tambauzinho);
- Regularização fundiária (comunidade Cafofo);
- Regularização fundiária (comunidade Tito Silva);
- Levantamento da ponte do rio Jaguaribe (comunidade Tito Silva);
- Reforma do mercado público (Miramar).
O secretário executivo do Orçamento Participativo, Hildevânio Macedo, disse que o diálogo é uma estratégia de governo para efetivação das políticas públicas. “A população de João Pessoa tem percebido essa estratégia, tem correspondido e isso se demonstra a partir da presença nas audiências. A gente encerra o processo desse ano nesta quarta-feira (30), no bairro dos Bancários, com a 14ª Região. Acreditamos que a população também irá corresponder”.