Moradores da 3ª Região elegem prioridades no Orçamento Participativo
A plenária do Orçamento Participativo (OP) na 3ª Região, no bairro de Mangabeira, contou com a participação de 340 moradores que contribuíram com suas demandas para a construção do Orçamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para o ano de 2015. Secretários de todas as pastas do governo municipal e a população discutiram sobre as prioridades da região na noite desta sexta-feira (4), na Escola Municipal João Gadelha de Oliveira.
O secretário municipal de Planejamento, Rômulo Polari, recebeu os moradores da 3ª Região em nome do prefeito Luciano Cartaxo, destacando diversas ações já em curso ou prestes a terem obras iniciadas não só na região, mas em toda a cidade. “Temos o compromisso de um projeto voltado para o desenvolvimento da cidade. Destacamos o projeto da Lagoa do Parque Solon de Lucena, a reurbanização do bairro de São José, o projeto de mobilidade urbana e a revitalização da cidade antiga. São projetos estruturantes que beneficiarão toda João Pessoa. Aqui na 3ª Região, temos o Centro de Referência da Juventude, a Praça Mangabeira VII e Mangabeira VIII, o Restaurante Popular, o Mercado Comunitário Cidade Verde e o Mercado Público, obras que vão beneficiar os moradores”, disse.
Já o secretário da Transparência, Éder Dantas, destacou a importância da Prefeitura de estar presente em todas as regiões do município buscando democratizar a construção do orçamento da cidade. “Todos saíram de suas casas para discutir os problemas da comunidade e apresentar demandas. É muito importante este encontro de democracia participativa para juntos encontrarmos ações concretas para melhorar Mangabeira. O governo se faz através do diálogo, escutando a opinião de todos”, destacou.
Demandasescolhidas – A 3ª Região de Participação Popular (RPP) é composta pelas comunidades e pelos bairros de Mangabeira I, II, III, IV, V, VI, VII, Prosind, Girassol, Feirinha, Jardim Mangueira, Nova Esperança, Vila União, Vila São Jorge, Condomínio I, II, III, Cidade Verde I, II, IPEP, Projeto Mariz, I, II e III, Patrícia Tomaz e Conjunto dos Militares. Pelo menos 340 moradores destas localidades elegeram as dez demandas prioritárias, são elas:
1ª Pavimentação da Rua Otília Ferreira de Lima (Mangabeira VI);
2ª Pavimentação da Rua Rita Pereira da Silva (Mangabeira VI);
3ª Pavimentação da Rua Ivon de Assis Costa (Mangabeira VI);
4ª Pavimentação da Rua Miguel Monte Meneses (Mangabeira VI);
5ª Humanização no Atendimento da USF Nova Esperança (Mangabeira IV);
6ª Construção de uma nova USF (Mangabeira IV);
7ª Construção de Unidades Habitacionais (C. Feirinha);
8ª Pavimentação das Ruas Professora Maria Vilanim, Benício Alves e Márcia Carneiro Moraes (C. Vila do Espep);
9ª Regularização Fundiária (Vila Mangueira);
10ª Construção de um Centro de Atenção Psicossocial (Mangabeira VII).
CiclodoOrçamentoParticipativo – O secretário Executivo do Orçamento Participativo, Hildevânio Macedo, explicou o processo do OP para a comunidade presente no ginásio da Escola Municipal João Gadelha de Oliveira e destacou que ele é um mecanismo de diálogo com a população pautado pelos princípios da democratização das decisões, da inversão de prioridades na aplicação de recursos públicos e no processo pedagógico de aprendizado da participação popular.
O Ciclo do Orçamento Participativo, no qual a população elege as demandas por meio das audiências regionais, acontece através de nove etapas que duram todo o ano. São elas: reuniões preparatórias; audiências regionais; assembleias regionais; assembleia geral do orçamento; fóruns temáticos; planejamento participativo; congresso municipal de participação popular; caravanas de prioridades e avaliação do ciclo.
Hildevânio Macedo ainda destacou como as novidades de 2014 do Ciclo do OP, a criação do OP Online, uma ferramenta disponibilizada como meio de fortalecer o diálogo e a participação popular na gestão pública municipal através do uso das novas tecnologias. Além disso, uma ação conjunta com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres vai contribuir para o processo de empoderamento das mulheres e fortalecer as políticas públicas de gênero.
Próxima plenária – O governo municipal dará continuidade aos encontros com as comunidades para discutir as demandas do Orçamento Participativo na próxima terça-feira (8), na 4ª Região, no Ginásio Poliesportivo Odilon Ribeiro Coutinho, na Rua Mariângela Lucena Peixoto, no Bairro Valentina de Figueiredo, às 19h. Serão realizadas 14 audiências atendendo às 14 Regiões de João Pessoa. Esta etapa do Ciclo do OP se encerra ainda neste mês de abril.